( Explosão de bomba nuclear, com 200 kilotons, sobre cidade de 500 mil habitantes)
#############################
{ Pb. Ludemar Muniz Pessoa, membro da igreja evangélica: Assembléia de Deus - Ministério de Abreu e Lima - Pernambuco, desde 16 de março de 1981}
###############################
PALAVRA DO AUTOR: Ludemar Muniz Pessoa:
O estudo escatológico é uma sequência, do início até o final. Se você leitor, me acompanhar do início até o fim; você entenderá, se você ler o início e não acompanhar todo estudo escatológico, ficará sem entender, o que eu quero explicar. Se for possível, mande imprimir todo estudo escatológico e compartilhar com professores teológicos, centros teológicos e professores de escola bíblica dominical. Amém.
Meu objetivo neste estudo escatológico: "...O PRINCÍPIO DAS DORES..."( Mateus 24:21-22), é mostrar biblicamente, que este tempo, é sem sombras de dúvidas: "A TERCEIRA GUERRA MUNDIAL = GUERRA NUCLEAR = HOLOCAUSTO NUCLEAR", segundo à Bíblia.
{ Uma bomba nuclear com 1megaton, faz desaparecer uma mega-cidade como Arapiraca - Alagoas}
Não tratarei de todos acontecimentos atuais no mundo; como fome, peste, sedições, terremotos, guerras e rumores de guerras, agitações nos mares. Mas, quero me aprofundar nos estudos das Escrituras Sagradas, na profecia das Setenta Semanas de Daniel 9:25-27,24; onde temos uma "ORDEM CRONOLÓGICA MATEMÁTICA DA IGREJA CRISTÃ"; É o único meio para se fazer alguma previsão aproximada, do tempo da "Terceiro Guerra Mundial = Guerra Nuclear = Holocausto Nuclear".
{ Hoje, as Nações com armas nucleares, podem desencadear, no conflito, há 2.500 Segunda Guerra mundiais. Isto é, na Segunda Guerra Mundial, foi gasto 3 megatons. Hoje, temos bombas atômicas com 10 megatons}
##############################
ABRINDO UM PARÊNTESE
[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[
"As Setenta Semanas Proféticas de Daniel 9:25-27,24", em ordem cronológica.
{ ESQUEMA MATEMÁTICA PROFÉTICO = LACUNA PROFÉTICA = ERA DA IGREJA = "ORDEM CRONOLÓGICA MATEMÁTICA DA IGREJA CRISTÃ = 33 d.c. até ao ano de 2030 d.c.}
A ORDEM CRONOLÓGICA DAS SETENTA SEMANAS DE DANIEL 9:25-27.
Como já mostramos através deste estudo escatológico em estudos recentes, que esta última semana de Daniel 9:27, se encontra no futuro próximo, com base bíblica, histórica e matemática. Esta semana é chamada de septuagésima semana, visto que já as 69 semanas de Daniel 9:25, são cumpridas na história; e estamos no restinho de tempo de Daniel 9:26, que é o pouco tempo da igreja evangélica cristã, completar a evangelização das nações antes do arrebatamento.
Daniel mostra a ordem cronológica: "E ele firmará um concerto com muitos( judeus) por uma semana; e, na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à destruição; e o que está determinado será derramado sobre o assolador".( Daniel 9:27).
Nosso primeiro passo é achar a ordem cronológica da profecia, é achar, determinar no "Tempo" aonde a última semana, sete anos cairá com precisão.
Vemos que a pessoa aqui, faz um pacto por uma semana = 7 anos, na metade da semana = 7 anos/2 = 3 anos e 6 meses. A semana foi dividida na metade, que são duas metades iguais de 3 anos e 6 meses, ou duas metades de 42 meses, e ainda 1260 dias iguais.
Agora, queremos achar na cronologia bíblica de Daniel 9:25-27, e verificar aonde no "TEMPO", ela irá cair com muta precisão.
Vamos revisar a cronologia desde o início: "Sabe e entende: Desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém".( Daniel 9:25) = 14 de março de 445 a.c. = ( Neemias 2:1-8), "até o Príncipe, o Messias" ( Daniel 9:25 B) = 6 de abril de 32 d.c. = As 69 semanas, terminadas em Lucas 19:28-42, com a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém + ( Daniel 9:26) = Intervalo Profético = Do ano 33 d.c., até ao ano de 2030 d.c. = 50 gerações cristãs de 40 anos cada uma, que é a "ORDEM CRONOLÓGICA MATEMÁTICA DA IGREJA CRISTÃ" = 33 d.c. + ( Mateus 23:36-38) = 37 anos.
33 d.c. + 37 anos = 70 d.c. = A primeira geração cristã, embora esta primeira geração cristã só teve a duração de 37 anos, ( 33 d.c. + 37 anos = 70 d.c.), Jesus Cristo a considerou igual ao período de tempo de 40 anos = Mateus 23:36-38. Hebreus 3:9-10.
Do ano 70 d.c., até ao ano de 1920 = 48 gerações cristãs de 40 anos cada uma = 48 gerações cristãs x 40 anos = 1920 d.c. + uma geração cristã = 40 anos = 1920 d.c. + 40 anos = 1960 d.c.
Do ano de 1960 d.c. + 30 anos de Jesus Cristo, ( Lucas 3:23) = 1960 d.c. + 30 anos = 1990 d.c.
Do ano de 1990 d.c. + uma geração cristã = a última geração cristã, ( Mateus 24:34. Lucas 21:32. Marcos 13:30) = 40 anos = 1990 d.c. + 40 anos = 2030 d.c., quando chegar nesta data em 2030 d.c., a igreja evangélica cristã será arrebatada, e entra a última semana profética de Daniel 9:27 = 7 anos.
Como não podemos precisar o mês, vamos nos basear no meio do ano, mês de junho.
Neste caso, será junho de 2030 d.c. até junho de 2033 d.c., onde temos a primeira metade de Daniel 9:27 A "E ele firmará um concerto com muitos ( judeus) por uma semana". = 7 anos.
De junho de 2033 d.c. + 3 anos e 6 meses, temos a segundo metade de Daniel 9:27 B, que diz: "E, na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isto até à destruição; e o que está determinado será derramado sobre o assolador". Como a palavra "DESTRUIÇÃO", está na segundo metade, é aqui que se dará a TERCEIRA GUERRA MUNDIAL = GUERRA NUCLEAR = HOLOCAUSTO NUCLEAR.
Esta última semana de Daniel 9:27, também fornece o enquadramento cronológico exato para os grandes acontecimentos narrados nos capítulos 6 à 19 do livro do Apocalipse.
Observem cuidadosamente isto: É um fato inédito para todos que podem ler, mostrado por mim, ( Isaías 46:10-11) que os únicos dados cronológico destes capítulos do Apocalipse estão em todos os casos baseados sobre uma única medida de "Tempo", como "Tempos = (2 anos) Tempo = ( um ano), e metade dum tempo" = ( 6 meses).( Daniel 7:25. 12:7. Apocalipse 12:14) = 3 anos e 6 meses, e "Quarenta e dois meses".( Apocalipse 11:2. 13:5) "E mil e duzentos e sessenta dias".( Apocalipse 11:3. 12:6).
Observem atentamente: Seguindo o sentido das palavras conforme o bom senso evidente, que temos no livro de Daniel e do Apocalipse, uma só medida de tempo, isto é, exatamente, três anos e seis meses x 2 = 7 anos = uma semana = Daniel 9:27.
[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[
FECHANDO O PARÊNTESE
############################
Por isto, o estudo escatológico é um pouco longo, para esclarecimento, exigindo cuidado. O cientista judeu Norte-Americano, Carl Sagan, numa conferência que foi realizada em 1983 ( Na cidade de Cambridge, Massachusetts, EUA), em um estudo sobre "O mundo após a Guerra Nuclear", que participaram cientistas americanos e soviéticos, em outubro daquele ano de 1983; os cientistas depois de medirem as consequências biológicas e climaticas de "O mundo após uma Guerra Nuclear"; chegaram a uma conclusão: "Estamos todos unidos na opinião de que não deve haver uma guerra nuclear, de que esta significaria desastre e morte para a humanidade".
Eu sei, que as intenções dos cientistas naquela ocasião, foi das melhores. Todavia, o fato é que após a conferência, o mundo continuou se Armando, e está armado; ninguém quer jogar fora suas armas, antes conserva-se.
Quero dizer, que, não sou cientista, nem matemático, físico ou químicos; nem tão pouco um HOMEM de nobre Nascimento. Sou apenas um crente evangélico, salvo pela fé na Pessoa bendita do Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Mas, gostaria de responder, através do estudo escatológico; uma pergunta formulada por um militar feita ao cientista judeu norte-americano Carl Sagan, feita naquele ano.
{ Cientista judeu norte-americano: Carl Sagan. Carl Sagan, cientista, físico, biólogo, astrônomo, astrofísico, cosmólogo, escritor, divulgador científico e ativista norte-americano (1934 - 1996)
O cientista judeu Carl Edward Sagan, Nova Iorque, 9 de novembro de 1934 - Seattle 20 de dezembro de 1996; foi um cientista planetário, astrônomo, astrobiólogo, astrofísico, escritor, divulgador científico e ativista norte-americano. O cientista judeu Carl Sagan é autor de mais de 600 publicações científica e também de mais de 20 livros de ciência e ficção científica}
A pergunta e a resposta está no livro "O Inverno Nuclear", livraria Francisco Alves, páginas 68-69, "J. Salatun, vice-marechal-do-ar reformado da força aérea Indonésia e membro do parlamento em Jacarta: "Minha pergunta é "Qual a probabilidade de uma guerra nuclear?", isto é, quando realmente acontecerá, em que tempo?
O cientista judeu Carl Sagan respondeu: "Se houvesse um meio preciso de fazer tal previsão, ela seria extremamente importante. Mas, veja como é precária a nossa capacidade de prever, até mesmo os aspectos menores da política mundial, como, por exemplo, que pequeno país será invadido amanhã?".
É aqui, onde quero entrar, para mostrar, através da "Escatologia Bíblica", os três pontos que o cientista judeu norte-americano Carl Sagan não pôde responder:
1°} - O tempo da Terceira Guerra Mundial = Guerra Nuclear = Holocausto Nuclear, que se dará entre os anos de 2030 à 2037 d.c.
2°} - O Grande País Invasor, é a Rússia, e muitas outras nações, que invadirá o Estado de Israel; ainda antes do ano de 2030 d.c.
3°} - O Pequeno País Invadido, será Israel; com uma colisão de países árabes, Irã, Turquia e a principal: A Rússia.
O meu objetivo é mostrar, através do estudo escatológico; se não puderem crê, no que é mostrado; não é problema nosso.
Uma coisa e certa: Naquilo que eu puder contribuir para o bem de todos, eu farei; e o Deus Todo-Poderoso me ajudará certamente. Sim, eu farei com a permissão do DEUS DE ABRAÃO, ISAQUE E JACÓ. ( Isaías 46:10-11) = "...O HOMEM DO MEU CONSELHO, DE UM PAÍS DISTANTE..."
Um fator de muita importância neste estado escatológico, é a Bibliomática. Bibliomática é uma palavra que tem sentido de Bíblia, isto é, segundo à Bíblia ou com respeito as profecias bíblicas com a ajuda da Matemática. É o chamado 1+1 = 2.
Além da força poderosa da Bíblia, este estudo escatológico é auxiliado com a mãe ciência exata: Matemática. Por isto recebam o meu Conselho: Só Jesus Cristo Salva e livra da morte; Ele é a única porta de escape, de um mundo condenado à morte e a Destruição.( Isaías 46:10-11).
##############################
1°} - PRIMEIRA PARTE
A) - O PRINCÍPIO DAS DORES.
O princípio das dores ( Em português do Brasil: "Princípios de dores") é uma expressão bíblica, que se refere a um período de eventos e dificuldades que antecedem um evento ainda maior, como o fim dos tempos ou a segunda vinda de Cristo, comparando-os às dores do parto.
O princípio das dores, como "A GRANDE TRIBULAÇÃO", é um período descrito na Bíblia, como um tempo de muito sofrimento sem precedentes, que antecederá o segundo advento de Cristo Jesus para os judeus, e dia de juízo para toda humanidade.
A grande tribulação vai ser o tempo mais difícil da História da humanidade.
Podemos descrever este tempo como: "A TERCEIRA GUERRA MUNDIAL = GUERRA NUCLEAR = HOLOCAUSTO NUCLEAR.
Jesus Cristo faz uma previsão catastrófica, que só o conteúdo faz medo, quando diz: "Porque aqueles serão dias de tribulação como nunca houve desde que Deus criou o mundo até agora, nem jamais haverá. Se o Senhor não tivesse abreviado tais dias, ninguém sobreviveria. Mas, por causa dos eleitos ( judeus) por Ele escolhidos, Ele os abreviou".( Mateus 24:21-22).
{Explosão de uma bomba atômica sobre cidade, total destruição}
B) - As Profecias de Jesus Cristo
Jesus Cristo disse: "E, quando Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo. Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada. E, estando assentado no monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos, em particular, dizendo: Dize-nos quando serão essas coisase que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane, porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.
Mas todas essas coisas são o princípio das dores. Então, vos hão de entregar para serdes atormentados e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as gentes por causa do meu nome. E surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriarão. Mas aquele que perseverar até o fim será salvo. E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim"( Mateus 24:1-14).
{ A dor do parto é a mais extrema}
Jesus disse: "E, dizendo alguns a respeito do templo, que estava ornado de formosas pedras e dávidas, disse: Quando a estas coisas que vedes, dias virão em que se não deixará pedra sobre pedra que não seja derribada. E perguntaram-lhe, dizendo: Mestre, quando serão, pois, essas coisas? E que sinal haverá quando isso estiver para acontecer? Disse, então, ele: Vede que não vos enganem: Sou eu, e o tempo está próximo; não vades, portanto, após eles. E, quando ouvirdes de guerras e seduções, não vos assusteis. Porque é necessário que isso aconteça primeiro, mas o fim não será logo. Então, lhes disse: Levantar-se-à nação contra nação, e reino contra reino; e haverá, em vários lugares, grandes terremotos, e fomes, e pestilências; haverá também coisas espantosas e grandes sinais do céu.".( Lucas 21:5-33).
"E haverá sinais no sol, e na lua, e nas estrelas, e, na terra, angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas; homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo, porquanto os poderes do céu serão abalados. Ora, quando essas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai a vossa cabeça, porque a vossa redença está próxima. Em verdade vos digo, que não passará esta geração até que tudo aconteça. Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar".( Lucas 21:25-36).
C) - O TEMPO DA TERCEIRA GUERRA MUNDIAL = GUERRA NUCLEAR = HOLOCAUSTO NUCLEAR.
O tempo da terceira guerra mundial = guerra nuclear = holocausto nuclear, segundo à Bíblia. Vamos usar a profecia das Setenta Semanas; não toda profecia, ou seja, todos os pormenores. Vamos usar o "Intervalo Profético", de Daniel 9:26 que diz: "E, depois das sessenta e duas semanas, será tirado ( morto) o Messias e não será mais; e o povo do príncipe, que ha de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra: Estão determinadas assolações"; e achar na "ORDEM CRONOLÓGICA MATEMÁTICA DA IGREJA CRISTÃ", e localizar no tempo, onde a terceira guerra mundial = guerra nuclear, propriamente estabelecida cairá, segundo à Bíblia.
Para isto usarei as profecias do Antigo Testamento e do Novo Testamento; a matemática e a história.
D) - A DURAÇÃO DE UMA GERAÇÃO É 40 ANOS EXATO.
Vamos procurar estabelecer aqui, a duração de uma geração biblicamente, visto Jesus faz uma citação profética, quando afirma: "Em verdade vos digo, que todas estas coisas hão de vir sobre a presente geração. Eis que a vossa casa ( O Templo Judaico) vai ficar-vos deserta".( Mateus 23:36-38).
A palavra geração significa: Descendência, ação ou efeito de gerar; conjunto dos atos ou funções pelo quais um ser organizado, produz um outro semelhante a si. O período médio, em que os pais são substituídos pelos filhos, computando geralmente, em 33 anos de vida; estes são cálculos humanos; Por isto não merece confiança.
Mas nós queremos mostrar biblicamente, a duração de uma geração, com dois pontos fundamentais:
1°} - Com base Histórica
2°} - Com base Profética.
Jesus Cristo disse: "E a Escritura não pode falhar".( João 10:35). A Bíblia diz também: "Pela boca de duas ou três testemunhas, toda palavra seja confirmada".( Mateus 18:16).
1°} - Com base Histórica.
O grande Sermão Profético falado por Cristo, ( Mateus 24) se deu antes da sua morte. É sabedor por toda história, que Jesus Cristo morreu no ano 33 d.c.
O fato, de que o templo judaico, foi destruído no ano 70 d.c., nos leva a um intervalo de tempo de 37 anos.
De 33 d.c. até 70 d.c. = 33 d.c. + 37 anos = 70 d.c.. Este é o ponto com base Histórica.
2°} - COM BASE PROFÉTICA
Vamos analizar agora no campo com base profética. Uma geração exata, tem uma duração de 40 anos.
Observem: Em Hebreus 3:9-10: "Onde vossos pais me tentaram, me provaram, e viram por 40 anos as minhas obras. Por isso me indignei contra esta geração".
Logo de início vamos observar que, Deus faz uma referência ao povo de Israel, por não crerem Nele; apesar de todas obras poderosas executadas no meio do seu povo.( Números 14:26-34).
Depois, ao fazer referência numérica, estabelece a duração de uma geração exata: 40 anos, e o pronome demonstrativo "Esta presente geração".
A geração foi o povo de Israel na época, e os 40 anos a duração da geração de Israel.
Embora o período de tempo da profecia de Jesus Cristo somou 37 anos = ( Mateus 23:36-38), Jesus as considerou igual ao período de 40 anos exato. Jesus Cristo considerou os 37 anos, como sendo uma geração de 40 anos exato.
E) - TORNANDO A EXPLICAR, COM RESPEITO AOS 3 ANOS.
Observem como é usada a matemática, com respeito aos 3 anos faltando ou passando no campo profético ou período profético.
Jesus disse: "Em verdade vos digo que todas estas coisas, hão de vir sobre a presente geração". E Jesus diz os fatos que acontecerão, afirmando: "Eis que a vossa casa ( templo judaico) vos ficará deserta".( Mateus 23:36-38).
Jesus disse isto, no ano de 33 d.c., e no ano 70 d.c., Jerusalém foi queimada e destruída, juntamente com o templo judaico.
Do ano 33 d.c., até o ano 70 d.c. = 33 d.c. + 37 anos = 70 d.c., dando a entender que, uma geração era um período de 37 anos.
Só que uma geração biblicamente é estabelecida em 40 anos, como está escrito: "Onde os vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, e viram as minhas obras por 40 anos. Por isso me indignei contra essa geração".( Hebreus 3:9-10).
( Os filhos de Israel 40 anos no deserto)
A geração foi o povo judeu na época e os 40 anos, o período da duração de uma geração exata.
F) - MAIS DETALHES PROFÉTICOS, COM RESPEITO AOS 3 ANOS.
Observem: Deus prometeu à Abrão, que a sua descendência seria escravizada por 400 anos, dizendo: "Então disse a Abrão: Saibas, de certo, que peregrina será a tua semente ( os judeus) em terra que não é sua e servi-los-ão, e afligi-los-ão 400 anos; mas também Eu julgarei a gente, ( os egípcios) a qual servirão, e depois sairão ( do Egito) com grande fazenda".( Gênesis 15:13-14).
( Os filhos de Israel saem do Egito depois de 430 anos)
Observem: 400 anos/10 gerações de 40 anos = 10 gerações x 40 anos = 400 anos.( Gênesis 15:13-14).
Agora observem: A Bíblia diz também: "O tempo que os filhos de Israel habitaram no Egito foi de 430 anos".( Êxodo 12:40-41).
430 anos/10 gerações de 43 anos = 430 anos = 10 gerações de 43 anos cada uma, passando 3 anos em cada uma geração de 40 anos = 10 gerações x 43 anos = 430 anos.
Agora observem: Jesus Cristo considerou os 37 anos = ( Mateus 23:36-38) do período de 33 d.c. até 70 d.c., igual ao período de 40 anos exato; que é igual a uma geração biblicamente de 40 anos; e Deus considerou os 43 anos, igual ao período de 40 anos = uma geração exata.
( Genesis 15:13-15. Atos 7:6).
As Escrituras Sagradas, tanto Deus no Antigo Testamento; como Jesus Cristo no Novo Testamento, não levam em conta 3 anos passando, como 3 anos faltando, em termos proféticos ou períodos proféticos.
Então, uma geração exata bíblica não é 70 anos ou 80 anos, como alguns afirmam; e não é também um período de 33 anos, com base humana, como expliquei. Qualquer base bíblica com respeito a duração de uma geração exata, tem que ser em cima de 40 anos.( Hebreus 3:9-10).
2°} - SEGUNDA PARTE
A) - DUAS GERAÇÕES PROFÉTICAS.
Jesus disse: "E a Escritura não pode falhar".( João 10:35). Jesus sabia ao afirmar esta frase, que a Escritura Sagrada é um conjunto de fatos baseados na matemática. A ciência da matemática é a sua exatidão. Todo plano de Deus na eternidade ( Provérbios 8:22-31) com respeito a humanidade, foi calculado e determinado em cima de matemática. Nada foi feito, nem dito e escrito na Escritura Sagrada sem o auxílio da matemática.
A palavra "ATÉ" = indicativo de um limite de tempo no espaço ou nas ações. ( Romanos 11:25. Apocalipse 17:17. Mateus 10:30. Lucas 21:24 B).
A Bíblia apresenta duas gerações proféticas, agora mostrado por mim. ( Isaías 46:10-11).
Observem com atenção: Uma geração em Mateus 23:36-38, a primeira geração cristã, que vai de 33 d.c. até 70 d.c.; e a última geração cristã, em Lucas 21:32. Mateus 24:34. Marcos 13:30, onde diz: "Em verdade vos digo, que não passará esta geração, até que tudo aconteça".
Observem: Jesus ao sair do templo judaico, os discípulos lhes disse: "Mestre, olha que pedras, e que edifícios! E, respondendo Jesus, disse-lhe: Vês estes grandes edifícios? Não ficará pedra sobre pedra, que não seja derribada".( Marcos 13:1-2).
Os apóstolos: Pedro, Tiago, João e Andre que naquele momento, representavam a igreja cristã, disse: "Dizi-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá, quando todas elas estiverem para se cumprir".( Marcos 13:3-4).
Depois que Jesus faz uma "LISTA" de acontecimentos, que antecedem a sua vinda, conclui: "Em verdade vos digo, que não passará esta geração, até que tudo aconteça".( Lucas 21:32).
Observem agora este fato, que só através do ESPÍRITO SANTO, eu pude descobrir: A Bíblia só apresenta duas gerações proféticas; a primeira geração cristã = 33 d.c. até 70 d.c. = ( Mateus 23:36-38), e a última geração cristã, onde diz: "Em verdade vos digo, que não passará esta geração, até que tudo aconteça".( Lucas 21:32. Mateus 24:34. Marcos 13:30).
Agora observem: Só que no meu das duas gerações proféticas, estão mais 48 gerações cristãs de 40 anos cada uma = 48 gerações cristãs x 40 anos cada uma = 2.000 d.c.
Agora observem: De 33 d.c. - 3 anos = 30 d.c.
Se partimos do ano 30 d.c. + 2.000 anos = 2030 d.c., onde terminará a última geração cristã = Lucas 21:32 "Em verdade vos digo, que não passará esta geração, até que tudo aconteça"
Este período pode se chamar: "ORDEM CRONOLÓGICA MATEMÁTICA DA IGREJA CRISTÃ"; que é uma sequência de 50 gerações cristãs, de 40 anos cada uma; onde se pode observar a "LACUNA PROFÉTICA" OU " INTERVALO PROFÉTICO" OU AINDA "ERA DA IGREJA"; que separa a profecia das 69 semanas, dar últimos semana = uma semana = 7 anos = 70 semanas de Daniel 9:25-27.
Onde se observa a "ERA DA IGREJA CRISTÃ" = 30 d.c. até ao Arrebatamento da igreja evangélica cristã em 2030 d.c.
##############################
{ Estrutura geral do cumprimento das Setenta Semanas: Os quatro agrupamentos das 70 Semanas. A estrutura geral das 70 Semanas está nos quatro agrupamentos ( ou estágios) de cumprimento das 70 Semanas: Vamos ler Daniel 9:25-27, o verso 24 está fora, ele vai além das 70 semanas:
A - 7 Semanas = 49 anos. Da saída dos judeus de Babilônia, até a reconstrução de Jerusalém.
B - 62 Semanas = Do fim da reconstrução da cidade de Jerusalém até a entrada triunfal do Messias em Jerusalém.
C - A ERA DA IGREJA = Intervalo Profético. Das 69 semanas até a última semana = 70 semanas. Do início da Igreja Cristã em 33 d.c. Até ao Arrebatamento em 2030 d.c.
D - 1 Semana = Da aliança de Israel com o Anticristo; na metade da Semana até a destruição e a vinda do Messias, para reinar os mil anos. Daniel 9:24}.
################################
Depois do arrebatamento da igreja evangélica cristã da terra = ( I Tessalonicenses 4:13-18), entra o cumprimento da última semana profética de Daniel 9:27, que diz: "Ele firmará um concerto com muitos por uma semana; ( 7 anos) e, na metade da semana, ( 3 anos e 6 meses) ele fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isto até a destruição; { a destruição aqui, se dará na última metade dos três anos e seis meses; onde se dara a terceira guerra mundial = guerra nuclear = holocausto nuclear } e o que está determinado será derramado sobre o assolador".
O profeta Daniel disse: "Mas há um Deus nos céus, o qual revela os segredos. Deus revela o profundo e o escondido".( Daniel 2:20-30). O profeta Amós diz: "Certamente o Senhor Jeová não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas".( Amós 3:7).
B) - A IGREJA CRISTÃ COMO TESTEMUNHA, DE 33 d.c. ATÉ O ANO DE 2030 d.c. = "ORDEM CRONOLÓGICA MATEMÁTICA DA IGREJA CRISTÃ"
O leitor leia atentamente os versículos bíblicos indicados por mim, e observando as datas estabelecidas, assim:
De 33 d.c., até 70 d.c., igreja cristã, a primeira geração cristã, testemunhou: ( Mateus 23:36-38. 24:1-4,25. Marcos 13:1-5,9,23. Lucas 19:28-42,43-44. 21:5-7,12-15,20-24 A. Marcos 13:10-11,13,23)
{ A dispersão dos judeus para todas as Nações da terra, e todo sofrimento da dispersão do povo judeu. Daniel 9:26: "E até ao fim haverá guerra: Estão determinadas assolações"}
Do ano 70 d.c., até ao ano 1920 d.c., a igreja cristã = 48 gerações cristãs x 40 anos = 1920 d.c., A igreja cristã, testemunhou: Mateus 24:5-14,23. Marcos 13:6-8,10-1,13,21-23. Lucas 21:8-11,17-19,25-26).
Do ano de 1920 d.c. + uma geração cristã = 40 anos = 1920 d.c. + 40 anos = 1960 d.c., a igreja cristã, testemunhou: ( Mateus 24:32-33. Marcos 13:28-29. Lucas 21:24 B, 31. Marcos 13:27).
( O retorno dos judeus a sua própria terra, na Palestina, em 1947-1948 d.c.)
Do ano de 1960 d.c. + uma geração cristã de 40 anos = 1960 d.c. + 40 anos = 2.000 d.c., a igreja cristã, a última geração da igreja cristã = 40 anos, "NÃO TESTEMUNHOU" = ( Mateus 24:15. Marcos 13:14 B,20) = A ascensão do Anticristo ao poder, nem a edificação do templo judaico em Jerusalém Oriental, no seu próprio lugar, a igreja cristã ainda não testemunhou.
Dois fatos que ainda a igreja cristã NÃO testemunhou, do ano de 1990 d.c. até 2030 d.c., que são:
( O ANTICRISTO COMO PRESIDENTE DA UNIÃO EUROPÉIA)
( O TEMPLO JUDAICO SERÁ CONSTRUÍDO)
C) - USANDO O PODER DA MATEMÁTICA
Já que temos a "ORDEM CRONOLÓGICA MATEMÁTICA DA IGREJA CRISTÃ", que são 50 gerações cristãs de 40 anos cada uma; vamos usar a matemática agora, para determinar a soma.
Se a soma for exata com os fatos proféticos do Sermão Profético, estamos em terreno bem firme; pois a matemática não pode falhar, e muito menos a Escritura Sagrada. Jesus disse: "E a Escritura não pode falhar".( João 10:35).
Observem cuidadosamente, como a matemática e a Escritura será utilizada, e a sua exatidão:
De 33 d.c., até ao ano 70 d.c. = uma geração da igreja cristã. Embora esta primeira geração cristã só teve o período de 37 anos, Jesus a considerou, como o período igual a de 40 anos exato.( Mateus 23:36-38).
Do ano 70 d.c., até o ano de 1920 d.c., correram 48 gerações cristãs de 40 anos cada uma = 48 gerações cristãs x 40 anos = 1920 d.c.
Do ano de 1920 d.c. + uma geração cristã = 40 anos = 1920 d.c. + 40 anos = 1960 d.c.
Agora é preciso somar mais 30 anos, ( Lucas 3:23) que são os 30 anos de Jesus Cristo; nos anos de 1960 d.c. = 30 anos + 1960 d.c. = 1990 d.c.
Do ano de 1990 d.c., + uma geração cristã = 40 anos = 1990 d.c. + 40 anos = a última geração da igreja cristã ( Lucas 21:32. Marcos 13:30. Mateus 24:34) = 2030 d.c., quando se completam a última geração cristã; e se iniciará a última semana profética de Daniel 9:27 = 7 anos.
Posso falhar nos cálculos, por ser humano; mas, está bem claro o que ensino.
D) - REALMENTE A ÚLTIMA GERAÇÃO DE LUCAS 21:32. MATEUS 24:34. MARCOS 13:30 É A IGREJA CRISTÃ?
Sim, a geração de Lucas 21:32 é a igreja cristã, vou explicar.
Observem: Temos que saber mais, e só através da iluminação do ESPÍRITO SANTO, poderemos descobrir algo mais, como por exemplo: Quem é esta geração que não passará, é realmente a igreja cristã?
Jesus ao afirmar: "Em verdade vos digo, que não passará esta geração, até que tudo aconteça".( Lucas 21:32), estabeleceu um tempo a qual a igreja cristã não passaria.
Outro ponto de suma importância a se observar, é a colocação exata que Jesus Cristo colocou "esta presente geração".
O fato é que chegamos à conclusão é a seguinte:
1°} - Esta geração de Lucas 21:32, não poderia ser as Nações gentílicas; porque, segundo a Bíblia, nos escritos do apóstolo Paulo ( II Tessalonicenses 2:1-12), depois da saída da igreja cristã da terra; as Nações gentílicas ficarão, para se cumprir nelas a grande tribulação; a ira de Deus e a maior parte das profecias do Apocalipse.
2°} - Esta geração de Lucas 21:32, também não foi referida ao povo judeu = A Nação de Israel. Porque, segundo a Bíblia, os judeus ficarão na terra, para se cumprir neles, os cumprimentos com respeitos as profecias da grande tribulação proferida pelos profetas; e, além do mais, as muitas profecias messiânicas, que ainda não se cumpriram, e só vão se cumprir no Reino Milenar de Cristo e os judeus.( Daniel 9:24).
3°} - Esta geração de Lucas 21:32. Mateus 24:34. Marcos 13:30, que não passará é a igreja cristã, pois a igreja evangélica cristã não passará o ano de 2030 d.c., porque será arrebatada.
O apóstolo Paulo disse: "Depois nós, ( Isto é: A igreja evangélica cristã = Todos os crentes evangélicos salvos em Jesus Cristo, no mundo inteiro), os que ficamos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor".( I Tessalonicenses 4:13-18); ficarão na terra, após o arrebatamento, s nações gentílicas e a nação de Israel.
E) - A GERAÇÃO DE LUCAS 21:32, QUE NÃO PASSARÁ É A IGREJA EVANGÉLICA CRISTÃ, POR OUTRO MOTIVO.
Observem: O Sermão Profético de Mateus 24. Marcos 13 e Lucas 21:5-32, não foi testemunhado de modo completo pela primeira geração cristã, de 33 d.c. até ao ano 70 d.c. = ( Mateus 23:36-38), e nem a última geração cristã, de 1990 d.c. até ao ano 2030 d.c. = ( Mateus 24:34. Lucas 21:32. Marcos 13:30) não presenciou o cumprimento geral de todo Sermão Profético.
Era preciso uma sequência de 50 gerações cristãs, de 40 anos cada uma, para testemunhar todo o Sermão Profético; isto é 50 gerações cristãs de 40 anos cada uma.
A Bíblia destacou só as principais; a primeira geração cristã, de 33 d.c. até ao ano 70 d.c. = Mateus 23:36-38; e a última ( Mateus 24:34) geração cristã = 1960 d.c. + 40 anos = 2.000 d.c. + 30 anos de Jesus Cristo = 2.000 d.c. + 30 anos = 2030 d.c., OCULTANDO as 48 gerações cristãs, porém, sendo revelada agora ao conhecimento por meu intermédio = ( Isaías 46:10-11) = "O HOMEM DO MEU CONSELHO".
##############################
2°} - O GRANDE PAÍS INVASOR, É A RÚSSIA, E MUITOS OUTRAS NAÇÕES, QUE INVADIDÁ O ESTADO DE ISRAEL; AINDA ANTES DO ANO DE 2030 D.C.
{ O GRANDE PAÍS INVASOR}
A) - ANALISANDO LUCAS 21:32 B.
Jesus Cristo disse: "Em verdade vos digo, que não passará esta geração, até que tudo aconteça".( Lucas 21:32), a parte B do versículo, diz: "Até que tudo aconteça". O leitor deve lembrar-se que tudo isto está acontecendo dentro do intervalo profético de Daniel 9:26.
O leitor já deve ter observado, que até agora, nada falamos sobre a profecia de (Daniel 9:24 e Daniel 9:27), porque todas duas se encontram no futuro próximo.
A frase de Jesus Cristo , diz: "Até que tudo aconteça", nos leva a pensar na profecia de Lucas 21:22, onde diz: "Para que se cumpram todas as coisas que estão escritas". Observando cuidadosamente as duas profecias, elas nos levam a pensar que a igreja evangélica cristã, não so testemunharia assolações, perseguição, dispersação do povo judeu; como também seu retornou a sua Pátria antiga, suas restaurações físicas, econômicas, financeiras; seus desertos regados, sua proclamação como Estado Independente, que os profetas vaticinaram no Antigo Testamento.( Ezequiel 36:1-36. 37:12-23. Jeremias 33:6-14. Obdias 17-21. Sofonias 3:18-20. Zacarias 8:4-9. 10:5-12. Deuteronômio 30:2-10).
A igreja cristã de modo abrangente, era o grande olho da espionagem, para observar os judeus em todos seus seguimentos na História e no tempo.
B) - CUMPRINDO AS PROFECIAS DO ANTIGO TESTAMENTO, GOGUE = RÚSSIA.
Está contido na palavra de Deus, no livro do profeta Ezequiel, dois versículos, no capítulo 38, de muita importância a se observar, onde diz: "Depois de muitos dias serás visitado: No fim dos anos virás à terra que se retirou da espada, e que veio dentre muitos povos aos montes de Israel, que sempre serviram de assolação; mas, aquela terra foi tirada dentre os povos e todos eles ( judeus) habitarão seguramente".( Ezequiel 38:8).
Estamos diante de nós, com a profecia de Ezequiel 38-39, que profetizou contra Gogue, onde tem uma frase, que se fomos analizar cuidadosamente tem haver muito com o tempo que estamos vivendo hoje. O sentido forte diz: "No fim dos anos virás...".( Ezequiel 38:8). Isto nos leva a pensar firmemente, no fim da "ERA DA IGREJA" ou "INTERVALO PROFÉTICO" OU " LACUNA PROFÉTICA", isto é, nos últimos dias d igreja evangélica cristã na face da terra.
O profeta vai mais longe ainda, dando a entender que é o fim da dispensação da graça, iniciada em 33 d.c. e vai até o ano 2030 d.c.; que afirma uma frase muito bem conhecida do povo evangélico: "No fim dos dias...".( Ezequiel 38:16).
No Novo Testamento em muitas partes dos seus livros, mostram o fim da "Dispensação da Graça", afirmando: "Nos últimos tempos".( I Timóteo 4:1-4. Mateus 24:14. II Timóteo 3:1-7. II Pedro 2:1-2. Tiago 5:1-8. Lucas 17:26-30. 18:8)
Vamos analizar neste estudo escatológico bem resumido, algo sobre a profecia de Ezequiel 38-39. O profeta Ezequiel estava em Babilônia, quando Deus utiliza o profeta, para profetizar a restauração física de Israel como uma nação na terra; tanto no capítulo 36, e depois no capítulo 37; onde veio-lhe a visão dum vale de ossos secos.
Se fomos analizar esta profecia de Ezequiel 37:1-14, ela teve início nos anos de 1897; com o surgimento do movimento sionista mundial em Basiléia, Suiça. Passando os judeus pela primeira guerra mundial; ( 1914-1918) e o sofrimento terrível da Segunda Guerra Mundial, onde o nazismo alemão levou quase a cabo da existência judaica ( Ezequiel 37:11) na Europa Ocidental e Oriental em 1945; e três anos depois, no ano 1948; a restauração de Israel como nação livre e independente. ( 37:13-23).
C) - QUEM É GOGUE?
"Veio mais a mim a palavra do Senhor, dizendo: Filho do homem, dirige o rosto contra GOGUE, terra de Magogue, príncipe e chefe de Meseque e de Tubal, e profetiza contra ele. E dize: Assim diz o Senhor Jeová: Eis que Eu sou contra ti, ó Gogue, príncipe e chefe de Meseque e de Tubal. E te farei voltar, e porei anzóis nos teus queixos, e te levarei a ti, com todo o teu exército, cavalos e cavaleiros, todos vestidos bizarramente, congregação grande, com escudo e rodela, manejando todos a espara; persas, etiopes e os de Pute com eles, todos com escudo e capacete; Gomer e todas as suas tropas; a casa de Togarma, ( Turquia) da banda do Norte, e todas s suas tropas, muitos povos contigo. Prepara-te, sim, dispõe-te, tu e todas as tuas congregações que se reuniram a ti, e serve-lhes tu de guarda. Depois de muitos dias, serás visitado; no fim dos anos, virás à terra que se retirou da espada e que veio dentre muitos povos aos montes de Israel, que sempre serviram de assolações; mas aquela terra foi tirada dentre os povos, e todos eles habitarão seguramente. Então, subirás, virás como uma tempestade, far-te-às como uma nuvem para cobrir a terra, ti e todas as tuas tropas, e muitos povos contigo"( Ezequiel 38:1-9).
"Portanto, profetiza, ó filho do homem, e dize a Gogue: Assim diz o Senhor Jeová: Não o saberás, nquele dia, quando o meu povo de Israel habitar com segurança? Virás, pois, do teu lugar, das bandas do Norte, tu e muitos povos contigo, montados todos a cavalo, grande ajuntamento e exército numeroso; e subirás contra o meu povo de Israel, como uma nuvem, para cobrir a terra; no fim dos dias, sucederá que hei te trazer-te contra a minha terra, para que as Nações me conheçam a mim, quando Eu me houver santificado em ti os seus olhos, ó Gogue. ( Ezequiel 38:14-16).
Primeiro, precisamos saber quem é Gogue, e onde está localizada; e saber também a terra de Magogue. O extinto evangelista Wim Malgo assim comenta a profecia de Ezequiel 38-39: "A tradução grega do Antigo Testamento, a septuaginta", que aparecei aproximadamente trezentos anos antes de Jesus Cristo, e foi citada muitas vezes por Jesus Cristo e pelos escritores do Novo Testamento, diz neste trecho: "Eis que sou contra ti, Ó Gogue, príncipe de Rós, de Meseque e Tubal", que essa designação se refere ao império mundial russo, com seus satélites, está for de dúvida.
Gogue é a expressão simbólica para "Cabeça" ou "Imperador" de todos os russos. "Magogue", igualmente simboliza o território russo.
Caso ainda persistam dúvidas, com relação à questão de que se trata aqui, seja dito nesta oportunidade, quais eram os nomes das antigas capitais do Império russo: A sede governamental da Siberia, ou capital européia, desde a grande ofensiva de Napoleão era Meseque, e mais tarde passou a ser chamada Moscou. O nome "Moscou", manteve-se até hoje.
Então a palavra "Gogue" foi dada como simbolismo a Rússia, e terra de "Magogue", como simbolismo do território soviético. Segundo a Bíblia, ela descerá com todo o seu exército, poderosamente armada contra o Estado de Israel.( Ezequiel 38:4,15).
D) - A LOCALIZAÇÃO DE GOGUE = RÚSSIA.
O profeta Ezequiel declara a localização como "Da banda do Norte". ( Ezequiel 38:6). Como diz à Bíblia: "Virás pois do teu lugar, das bandas do Norte".( Ezequiel 38:15). Se nós, traçarmos uma linha reta saindo de Jerusalém em direção pelo polo Norte; passará forçosamente pela capital da Rússia, MOSCOU, vasto território soviético.
3°} - O PEQUENO PAÍS INVADIDO, SERÁ O ESTADO DE ISRAEL; COM UMA COLISÃO DE PAÍSES ÁRABES, COM IRÃ, TURQUIA E A PRINCIPAL: A RÚSSIA.
Observem leitor, e lembre-se, tudo isto está acontecendo dentro de Daniel 9:26 "E, depois das sessenta e duas semanas, será tirado ( morto) o Messias e não será mais; e o povo do príncipe, que ha de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas assolações". = ERA DA IGREJA OU INTERVALO PROFÉTICO OU LACUNA PROFÉTICA.
O profeta revela o tempo do acontecimento, a qual se dará a invasão, dizendo: "Depois de muitos dias serás visitado: No fim dos anos virás".( Ezequiel 38:8).
Aqui, alguns pontos importantes no campo escatológico e da história. Diz a Bíblia: "Depois de muitos dias serás visitado" "No fim dos anos virás".( Ezequiel 38:8,16). Este fim dos anos, falado pelo profeta, é justamente o fim dos tempos dos quais muitos acontecimentos marcaria a volta do Senhor Jesus Cristo, para buscar sua igreja evangélica cristã.
Até o próprio Jesus Cristo disse: "E este Evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes e então virá o fim".( Mateus 24:14). O fim aqui referido, é o fim da Dispensação da Graça do evangelho do Senhor Jesus Cristo, que iniciou-se em 33 d.c., e terminará no ano de 2030 d.c.
A Bíblia declara "No fim dos anos virás à terra ( a terra aqui é a Palestina, a qual judeus foram retornando desde o início do século XIX) que se retirou da espada, que veio dentre muitos povos, ( o povo judeu veio dentre mais de 103 Nações, e se estabeleceram no Palestina) aos montes de Israel, que sempre serviram de assolações; ( a assolação da terra de Israel que iniciou-se no ano 135 d.c., com a expulsão dos judeus, até no início do século XX, em cumprimento de muitas profecias. Levítico 26:31-33. Jeremias 9:11) mas aquela terra foi tirada dentre os povos, ( a palavra "Tirada" tem sentido profundo, isto é, a Palestina foi tirada dos Árabes, e das outras nações e foi dado aos judeus; se bem que a terra que Israel ocupa hoje, biblicamente já era dos judeus. Gênesis 12:1-3. 13:14-17. 17:1-8) E todos eles habitarão seguramente".( Ezequiel 38:8).
Pb. Ludemar Muniz Pessoa.


https://topicosprofeticos.blogspot.com/2025/10/ordem-cronologica-da-igreja-crista.html?m=1
ResponderExcluir