TERMOLOGIA DA ERA NUCLEAR
A.B.M = MÍSSIL ANTI-BALÍSTICO. UM SISTEMA DE MÍSSEIS E RADARES PARA A DEFESA DE UM ATAQUE DE MÍSSEIS INTERCONTINENTAIS.
I.C.B.M = MÍSSIL BALÍSTICO INTERCONTINENTAL. FOGUETE BASEADO EM TERRA, CAPAZ DE ATINGIR ALVOS DE 9 MIL A 13 MIL QUILÔMETROS DE DISTÂNCIA.
I.R.B.M = MÍSSIL BALÍSTICO INTERMEDIÁRIO. TAMBÉM BASEADO EM TERRA, E RAIO DE AÇÃO DE 3 .200 A 7.000 KM.
S.L.M.P = MÍSSIL BALÍSTICO LANÇADO DE SUBMARINO NUCLEAR. ARMA TIDA COMO INVULNERÁVEL, CAPAZ DE ATINGIR ALVOS DE 7.000 A 9.000 KM.
M.I.R.V = VEÍCULO DA REENTRADA DE ALVOS MÚLTIPLOS INDEPENDENTES. TRATA-SE DAS OGIVAS NUCLEARES MÚLTIPLAS DOS MÍSSEIS INTERCONTINENTAIS, INTERMEDIÁRIOS E SUBMARINOS NUCLEARES.
QUILOTON = UM KILOTON EQUIVALE A FORÇA EXPLOSIVA DE MIL TONELADAS DE T.N.T.
MEGATON = UM MEGATON EQUIVALE A FORÇA DE 1 MILHÃO DE TONELADAS DE EXPLOSIVO T.N.T.
FISÃO = REAÇÃO NUCLEAR.
FUSÃO = REAÇÃO TERMONUCLEAR.
M.A.D = DESTRUIÇÃO MÚTUA ASSEGURADA. E.U.A E RÚSSIA TEM A CAPACIDADE DE DESTRUIR UM AO OUTRO.
ESTRATÉGIA = É A ARTE E A CIÊNCIA DE DESENVOLVER E USAR OS MEIOS MILITARES, ECONÔMICAS E POLÍTICAS, DURANTE A PAZ OU A GUERRA, OBJETIVANDO AUMENTAR AS CHANCES DE VITÓRIAS E A DIMINUIÇÃO AS CHANCES DE DERROTAS.
SALT = TRATADO SOBRE LIMITAÇÃO DE ARMAS ESTRATÉGICAS.
OGIVA MÚLTIPLA = MÍSSIL BALÍSTICO DE LONGO ALCANCE. UM MÍSSIL COM OGIVA MÚLTIPLA PODE DESTRUIR VÁRIAS CIDADES AO MESMO TEMPO.
ARMA CONVENCIONAL = ARMA NÃO NUCLEAR, COM EXPLOSIVO COMUM, COMO GRANADA, BOMBA, MORTEIROS, MÍSSEIS ANTITANQUE, ANTEMÍSSEIS E ANTINAVIO.
ARMA ESTRATÉGICA = ARMA NUCLEAR DE GRANDE PODER DE DESTRUIÇÃO.
ARMA QUÍMICA = ARMA QUE UTILIZA PRODUTOS QUÍMICOS, EM GERAL, GASES VENENOSOS.
ARMA QUÍMICA: GENOCÍDIO COLETIVO
ARMA TÁTICA = ARMA NUCLEAR DE BAIXO E MÉDIO PODER DE DESTRUIÇÃO, COMO MÍSSEIS DE CURTO ALCANCE OU GRANADA DE ARTILHARIA.
ARMA BIOLÓGICA = ARMA QUE UTILIZA BACTÉRIAS PARA MATAR O INIMIGO DE DOENÇAS.
BOMBARDEIO ESTRATÉGICO = É O CHAMADO SUPER BOMBARDEIO, CAPAZ DE LEVAR BOMBAS NUCLEARES E MÍSSEIS DIVERSOS.
TRÍADE NUCLEAR = UMA TRÍADE NUCLEAR É UMA ESTRUTURA DE FORÇA MILITAR DE TRÊS PONTAS, QUE CONSISTE EM MÍSSEIS NUCLEARES LANÇADOS EM TERRA, SUBMARINO ARMADOS COM MÍSSEIS NUCLEARES E AERONAVES ESTRATÉGICOS COM BAMBAS E MÍSSEIS NUCLEARES.
GLOSSÁRIO
Do livro: Guerra e paz. A terceira Guerra Mundial, António Cabral:
Procuramos evitar o uso da terminologia técnica da segurança internacional, para tornar a leitura do texto menos difícil. A seguir, relacionamos alguns termos cuja compreensão é necessária para o melhor entendimento do assunto.
Arma convencional - Arma não nuclear, com explosivo comum, como granada, bomba, morteiro, mísseis antitanque e antinavio etc. As armas convencionais são hoje altamente sofisticadas e seu poder de destruição muitas vezes se iguala ao das armas nucleares táticas ( minibombas atômicas)
Arma Estratégica - Arma nuclear de grande poder de destruição destinada ao ataque contra alvos militares, com o objetivo de neutralizar a capacidade de reação do adversário.
Sua função maior é a de dissuadir o adversário de tentar um ataque de surpresa. Não se exclui o seu uso contra cidades, indústrias militares, entroncamento ferroviários.
ARMA QUÍMICA - Arma que utiliza produtos químicos, em geral gases, destinada a abrir caminho na vanguarda de um ataque convencional. Produz vômitos, graves erupções na pele, paralisia e até a morte. Foi proibida pela "Convenção de Genebra de 1925".
ARMA TÁTICA - Arma nuclear de baixo e médio poder de destruição, como mísseis de curto alcance ou granadas de artilharia. Destina-se ao uso em batalha convencional, se falhar a defesa clássica; seus alvos podem ser bases de comunicação, bases aéreas, quartéis, formações de tamques.
PORTA-AVIÕES - Um porta-aviões é um navio de guerra cujo papel principal é servir de base aérea móvel. Permite, portanto, que uma força naval possa projetar o seu poderio aéreo a grande distâncias, sem a necessidade de depender de aeroportas para os seus aviões.
BOMBARDEIRO ESTRATÉGICO - É o chamado superbombardeiro, capaz de levar bombas nucleares e mísseis de cruzeiros. Sua vantagem do ponto de vista militar é poder mudar a rota durante um ataque; mas é muito lento em relação ao míssil balístico. OS EUA possuem os B-52 e a Rússia, os TU-95 ALÉM DE OUTROS
MEGATON - Medida de potência de arma nuclear equivalente a um milhão de toneladas de TNT. As ogivas das armas nucleares estratégicas atuais têm em geral um Megatron. Uma bomba de hidrogênio de um megaton ( termonuclear) pode destruir inteiramente uma cidade do tamanho de São Paulo.
MISSIL BALÍSTICO COM BASE EM SUBMARINO - Foguete de longo alcance que inicia seu vôo sob a superfície do mar, disparado de submarino nuclear; sua precisão é menor que a di míssil com base em terra. É uma arma estratégica de dissuasão, porque normalmente seria usada contra cidades. O uso dessa arma seria o recurso extremo de uma potência que fosse atacada; pode levar várias ogivas nucleares e seu alcance é de cerca de até sete mil quilômetros.
MISSIL BALÍSTICO COM BASE EM TERRA- foguete de longo alcance, entre 10 e 13 mil quilômetros, destinado a alvos estratégicos, outros mísseis, bases ou cidades. Seu vôo, a grande altitude, é baseado em cálculos balísticos de alta precisão. Uma vez disparado, não pode mudar de rumo ou retornar. Margens teórica de erro: entre 50 a 300 metros; pode levar várias ogivas nucleares ( as bombas ) e é disparado de terra, subterrâneos ou silos.
MISSIL DE ALCANCE MÉDIO - Foguete balístico com raio de ação de até cinco mil quilômetros, para uso contra alvos estratégicos. É o tipo de míssil instalado pela Rússia e pela OTAN na Europa. O Pershing-II norte-americano tem grande precisão e poder de destruição, para pissivel uso contra silos de outros mísseis e bases militares.
SILOS DE MISSIL - Um silo de missil, é uma instalação subterrânea, geralmente no formato de um cilindro na posição vertical, que serve para o armazenamento e lançamento de mísseis balísticos intercontinentais. Eles mantém os mísseis a uma certa distância da superfície, protegidos por uma forte estrutura de concreto e aço, como num Brigo antiaéreo. Silos de mísseis, em geral estão conectados, física ou eletronicamente, a centros de controle de lançamento.
MÍSSIL DE CRUZEIRO ( CRUISE) - Míssil com aparência de um pequeno avião que voa a baixíssima altitude, guiado por um computador a bordo que " Lê" os acidentes de terreno e muda a trajetória do míssil automaticamente. Tem alcance de cerda de 2.500 quilômetros e pode ser disparado de terrra, de submarino ou navio, ou de avião; não é captado por radar por voar a baixa altitude e tem grande precisão.
OGIVA MÚLTIPLA - Míssil balístico de longo alcance, em geral tem uma "cabeça de guerra" com várias ogivas ( até 10 ou 12 ), cada uma com poder de destruição que varia de 10 quiloton a um ou dois megatons. As ogivas se separam da "cabeça de guerra" a grande altitude e caem sobre vários alvos simultaneamente. Teoricamente, um míssil com ogiva múltipla poderia destruir várias cidades ao mesmo tempo.
PB. LUDEMAR MUNIZ PESSOA
BARU RASHEN ADONAI
Deixe seu comentário