A UNIFICAÇÃO DA CIDADE DE JERUSALÉM
"E JERUSALÉM SERÁ PISADA PELOS GENTIOS, ATÉ QUE OS TEMPOS DOS GENTIOS SE COMPLETEM". ( LUCAS 21: 24B).
SALMOS 122:1-9
"ALEGREI-ME QUANDO ME DISSERAM: VAMOS Á CASA DO SENHOR.
OS NOSSOS PÉS ESTÃO DENTRO DAS TUAS PORTAS, Ó JERUSALÉM.
JERUSALÉM ESTÁ EDIFICADA COMO UMA CIDADE BEM SÓLIDA.
ONDE SOBEM AS TRIBOS, AS TRIBOS DO SENHOR, COMO TESTEMUNHO DE ISRAEL, PARA DAREM GRAÇAS AO NOME DO SENHOR.
POIS ALI ESTÃO OS TRONOS DO JUÍZO, OS TRONOS DA CASA DE DAVI.
ORAI PELA PAZ DE JERUSALÉM; PROSPERARÃO AQUELES QUE TE AMAM.
HAJA PAZ DENTRO DE TEUS MUROS, E PROSPERIDADE DENTRO DOS TEUS PALÁCIOS.
POR CAUSA DOS MEUS IRMÃOS E AMIGOS, DIREI: HAJA PAZ EM TI.
POR CAUSA DA CASA DO SENHOR, NOSSO DEUS, BUSCAREI O TEU BEM" ( SALMOS 122:1-9)
A CIDADE DE JERUSALÉM
TEMPOS DOS GENTIOS SOBRE JERUSALÉM
RESUMIDO
AS PROFECIAS DE JESUS CRISTO, SÃO TÃO MARAVILHOSAS NOS SEUS SEGUIMENTOS; POIS SUAS PALAVRAS SÃO INFALÍVEIS, ATÉ AO PONTO DE PASSAR O CÉU E A TERRA, DO QUE AS SUAS PALAVRAS NÃO TER CUMPRIMENTO.
JESUS DISSE: "E JERUSALÉM SERÁ PISADA PELOS GENTIOS, ATÉ QUE OS TEMPOS DOS GENTIOS SE COMPLETEM" ( LC 21:24 B). COM A PROFECIA DIANTE DE NÓS, VAMOS ANALISAR SEU PONTO FUNDAMENTAL: ACHAR NA HISTÓRIA O INÍCIO DOS TEMPOS DOS GENTIOS OU "DOMÍNIOS " DOS GENTIOS SOBRE A CIDADE DE JERUSALÉM.
TUDO ISTO EQUIVALE A CLARA PROVA MATEMÁTICA QUE AS ESCRITURAS DEVEM TER SIDO DIVINAMENTE INSPIRADAS. OUTRA COISA TAMBÉM, QUE NÓS VEMOS CONSTANTEMENTE NAS PROFECIAS BÍBLICAS, É A ATUAÇÃO DA MATEMÁTICA QUE A ENVLOVE. É IMPRESSIONANTE NOTAR ESTE PONTO FUNDAMENTAL TÃO MARAVILHOSO NA PROFECIA BÍBLICA, QUE A MATEMÁTICA, NUNCA ESTÁ LONGE DELE; MAS, SEMPRE PERTO, A QUAL CHAMEI DE BIBLIOMÁTICA.
JERUSALÉM VISTA AÉREA
O QUE É TEMPOS DOS GENTIOS? = ( LC 21:24B)
INÍCIO DOS TEMPOS DOS GENTIOS
TEMPOS DOS GENTIOS SIGNIFICA: DOMÍNIOS DAS NAÇÕES GENTÍLICAS, SOBRE A CIDADE DE JERUSALÉM! ISTO É, UM PERÍODO DE TEMPO, DETERMINADO POR DEUS; QUE AS NAÇÕES TERIAM DOMÍNIO SOBRE A CIDADE DE JERUSALÉM. VOCÊ OBSERVARÁ, QUE TODA MATEMÁTICA QUE DEUS UTILIZOU, FOI EM CIMA DA CIDADE DE JERUSALÉM, POIS JERUSALÉM É O PONTO CENTRAL DA MATEMÁTICA DE DEUS. ( EZ 5:5)
A HISTÓRIA REGISTRA UM FATO, QUE TANTO CRISTÃOS COMO JUDEUS CONCORDAM, QUE NO ANO 587 A.C., SEJA O INÍCIO DOS TEMPOS DOS GENTIOS, PORQUE NAQUELA OCASIÃO A CIDADE DE JERUSALÉM E O TEMPLO JUDAICO FORAM DESTRUÍDOS PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA.
OBSERVEM: NABUCODONOSOR TEVE UM SONHO, MAS NÃO ENTENDEU O QUE PRESENCIOU. POR ISTO, SEU ESPÍRITO SE PERTURBOU, A PONTO DE PERDER O SONO; PORQUE GUARDAVA A CERTEZA, DE QUE A VISÃO ENCERRAVA ALGO DE SUMA IMPORTÂNCIA. ( DN 2:1-10). CONVOCOU TODOS OS SÁBIOS DE SEU REINO, ISTO É, OS MAGOS, OS ENCANTADORES, OS ASTRÓLOGOS, OS CALDEUS, PARA QUE ELES DECLARASSEM A REVELAÇÃO E A SUA INTERPRETAÇÃO.
O REI, NO PRINCÍPIO DA CONVERSA, PROMETEU UMA RECOMPENSA MATERIAL, E TERMINOU SUA MENSAGEM COM A AMEAÇA DE MORTE DE TODOS. COMO NÃO PUDERAM DAR A RESPOSTA, QUE O REI EXIGIA; O REI MUITO IRADO, DECRETOU O EXTERMÍNIO DE TODOS. DANIEL, SABEDOR DO DECRETO REAL, PEDIU QUE LHE FOSSE DADO UM TEMPO, PARA QUE PUDESSE REVELAR E INTERPRETAR O SONHO DO REI. ( DN 2:6-19).
DEUS RESPONDEU A ORAÇÃO DE DANIEL, AO REVELAR O SEGREDO A DANIEL, NUMA VISÃO DE NOITE. ( DN 2:19). DANIEL FOI INTRODUZIDO A PRESENÇA DO REI, QUE ESTAVA ANSIOSO. DANIEL, CONFIRMOU O QUE OS SÁBIOS HAVIAM DITO, ISTO É, AQUILO QUE O REI REQUERIA, NINGUÉM ERA CAPAZ DE DESCOBRIR. "MAS HÁ UM DEUS NOS CÉUS, O QUAL REVELA OS SEGREDOS; ELE POIS FEZ SABER AO REI, O QUE HÁ DE SER NO FIM DOS DIAS. E ME FOI REVELADO ESTE MISTÉRIO, NÃO PORQUE HAJA EM MIM MAS SABEDORIA DO QUE EM TODOS SO VIVENTES; MAS, PARA QUE A INTERPRETAÇÃO SE FIZESSE SABER AO REI..." ( DN 2:28-30).
DANIEL ESTAVA ALI DA PARTE DE DEUS, PARA CONTAR AO REI O SONHO, E DAR-LHE A DEVIDA INTERPRETAÇÃO. ( DN 2:28-36). NA VERDADE, O SONHO É UM RESUMO PROFÉTICO DOS ACONTECIMENTOS, DE QUE VÃO DESDE O CATIVEIRO JUDAICO, POR BABILÔNIA; ATÉ A VINDA DE CRISTO EM GLÓRIA, NO TERMINO DA GRANDE TRIBULAÇÃO. O PROFETA DANIEL, REVELA O SONHO, E DEPOIS DE REVELAR O SONHO DO REI; DANIEL PARTE PARA AS INTERPRETAÇÕES: "TU ÉS A CABEÇA DE OURO... PORQUE DEUS TE TEM DADO O REINO, O PODER, E A FORÇA, E A MAJESTADE" ( DN 2:37-38). BABILÔNIA, NOS DIAS DE NABUCODONOSOR, DETINHA A HEGEMONIA MUNDIAL, APÓS TER DERROTADO A ASSÍRIA, EM 612 A.C.
O SONHO DA ESTÁTUA DO REI
A HISTÓRIA MOSTRA QUE, NO ANO 587 A.C., JERUSALÉM FOI DESTRUÍDA, E O POVO JUDEU, FEITO CATIVO; PARA SE CUMPRIR O QUE DEUS FALARA POR JEREMIAS: "EIS QUE DAREI ORDEM, DIX O SENHOR, E PELEJARÃO CONTRA ELA ( JERUSALÉM ) E A TOMARÃO, E A QUEIMARÃO A FOGO E AS CIDADES QUE NINGUÉM HABITEM NELAS" ( JER 24:21-29. IICR 36:17-21).
A CIDADE DE JERUSALÉM É DESTRUÍDA PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA JUDAICA; E O POVO JUDEU É LEVADO CATIVO PARA BABILÔNIA. ( JER 52:1=15). O TEMPLO JUDAICO DE SALOMÃO, FOI INCENDIADO POR NEBUZARADÃO, GENERAL DE NABUCODONOSOR, EM 7 DE JUNHO DE 587 A.C. AQUI SE INICIA OS TEMPOS DOS GENTIOS, QUE JESUS FALOU NA PROFECIA DE LUCAS 21:24B "E JERUSALÉM SERÁ PISADA PELOS GENTIOS, ATÉ QUE OS TEMPOS DOS GENTIOS SE COMPLETEM"
JERUSALÉM SOB DOMÍNIO MEDO-PERSA: O DOMÍNIO CONTINUA = ( LC 21:24B)
DEPOIS DA MORTE DE NABUCODONOSOR, ENTRE OS SEUS SUCESSORES; O REI NABONIDO ( 556 - 538 A.C.) BELSAZAR, SEU FILHO, ESTAVA COMO CO-REGENTE DO IMPÉRIO BABILÔNICO, QUANDO O IMPÉRIO CALDEUS RUIU, DERROTADO POR CIRO, O REI DA PÉRSIA, ( 538 A 330 A.C.). O PROFETA DANIEL, DIZ: "E DEPOIS DE TI SE LEVANTARÁ OUTRO REINO, INFERIOR AO TEU..."( 2:39B. DN 7:5) "O PEITO E OS BRAÇOS DE PRATA", DA ESTÁTUA, SIMBOLIZAVA O IMPÉRIO MEDO-PERSA, QUE SE LEVANTARIA APÓS A QUEDA DO IMPÉRIO BABILÔNICO.
O IMPÉRIO DO MEDO-PERSA
O REI CIRO, LOGO NO INÍCIO DO SEU REINADO, FEZ A FAMOSA PROCLAMAÇÃO, QUE PERMITIU AOS JUDEUS DE SEU REINO, RETORNAR A JUDÁ E RECONSTRUIREM O TEMPLO EM JERUSALÉM, QUE NABUCODONOSOR HAVIA DESTRUÍDO. ( ESD 1:1-3. II CR 36:17-22).
PORÉM, A CIDADE DE JERUSALÉM, PERMANECIA SOB A SOBERANIA DO IMPÉRIO MEDO-PERSA. DESTA FORMA, CUMPRIU-SE A PALAVRA DE ISAÍAS, A CERCA DE CIRO, PROFERIDA A CERCA DE 200 ANOS ANTES. ( IS 44:26-27. 45:1). JESUS DISSE: "E A ESCRITURA NÃO PODE FALHAR" ( JOÃO 10:35).
ENQUANTO GRANDE NÚMERO DE JUDEUS VOLTARAM A JERUSALÉM, MUITOS PERMANECIAM EM BABILÔNIA, AGORA SOB DOMÍNIO PERSA. O REINO MEDO-PERSA, FOI CONQUISTADO POR ALEXANDRE, O GRANDE, REI DA GRÉCIA.
JERUSALÉM SOB DOMÍNIO GREGO: O DOMÍNIO CONTINUA = ( LC 21:24B)
DANIEL DISSE: "O VENTRE E OS QUADRIS DE BRONZE"( DN 2:32B) "O VENTRE E AS COXAS DE COBRE", SIMBOLIZAVA O TERCEIRO IMPÉRIO MUNDIAL, A SE LEVANTAR SOBRE A TERRA. O IMPÉRIO GREGO, ( 330 A 167 A.C.). E A RESPEITO DESTE REINO, DANIEL DISSE: "TERÁ DOMÍNIO SOBRE TODA TERRA" ( DN 2:39. 7:6). O IMPÉRIO DA GRÉCIA, CHEGOU A SER AINDA MAIOR, DO QUE O IMPÉRIO MEDO-PERSA, QUE JÁ ERA VASTO.
IMPÉRIO DA GRÉCIA
A GRÉCIA, ESTABELECEU O SEU IMPÉRIO COM MAIS RAPIDEZ DO QUE QUALQUER OUTRO. O REI ALEXANDRE MORREU, COM IDADE DE 33 ANOS; SEM DEIXAR HERDEIRO, E O IMPÉRIO FOI DIVIDIDO ENTRE SEUS QUATRO GENERAIS. NÃO SE ENCONTRA AQUI, NOS DIAS DA ATUAÇÃO DESTE IMPÉRIO, ALGO COM RESPEITO Á CIDADE DE JERUSALÉM. A CIDADE DE JERUSALÉM PERMANECIA NOS DOMÍNIOS DA GRÉCIA
JERUSALÉM SOB O DOMÍNIO ROMANO: O DOMÍNIO CONTINUA = ( LC 21:24B)
O PROFETA DANIEL DIZ: "AS PERNAS DE FERRO, OS PÉS EM PARTE DE FERRO, EM PARTE DE BARRO" ( DN 2:33). AS PERNAS DE FERRO DA ESTÁTUA DO SONHO DE NABUCODONOSOR, REPRESENTAVA O IMPÉRIO ROMANO, O QUARTO IMPÉRIO MUNDIAL, QUE INICIAVA-SE EM 167 A.C., E VAI ATÉ AO ANO 467 D.C.
IMPÉRIO ROMANO
O PROFETA DANIEL DESCREVE O QUARTO IMPÉRIO, DA SEGUINTE FORMA: "E O QUARTO REINO, SERÁ FORTE COMO O FERRO QUE ESMIÚÇA E QUEBRA TODAS AS COISAS, ELE ESMIUÇARÁ E QUEBRANTARÁ" ( DN 2:40-43). O QUARTO IMPÉRIO É SEM DÚVIDA NENHUMA, O IMPÉRIO ROMANO. EXISTIU QUANDO O NOSSO SENHOR JESUS ESTEVE AQUI NA TERRA. ( LC 2:1-3). OS DOIS TIPOS DE MATERIAL, FERRO E BARRO, REPRESENTAVAM A FORÇA E A FRAQUEZA DE ROMA.
O ASPECTO D E FORÇA ( O FERRO ), CERTAMENTE SE REFERIA A SUA AUTORIDADE GOVERNAMENTAL. ROMA GOVERNOU COM MÃO DE FERRO.
O ASPECTO DA FRAQUEZA ( O BARRO) APLICA-SE MELHOR A FRAQUEZA POTENCIAL ( NA ÉPOCA ) POR CAUSA DA CORRUPÇÃO ENTRE O POVO. FOI ROMA, QUE NO ANO 70 D.C., ATRAVÉS DA TITO, DESTRUIU COMPLETAMENTE NUM DOS CERCOS MAIS PAVOROSOS, A CIDADE DE JERUSALÉM; ONDE SE CUMPRIU AS PROFECIAS DE CRISTO ( LC 21:20-24A) E A PARTE DA PROFECIA DE DN 9:26B.
A CIDADE DE JERUSALÉM EM 70 D.C.
O DOMÍNIO CONTINUA SOB JERUSALÉM = ( LC 21:24B)
O ÚLTIMO GRANDE CHOQUE ENTRE A NAÇÃO JUDAICA E O IMPÉRIO ROMANO, FOI A REVOLTA DE BAR-KOCHBA, O JUDEU, DE 132 A 135 D.C., QUANDO PERECERAM PERTO DE 600 MIL JUDEUS, E CINQUENTA CIDADES FORTIFICADAS E CERCA DE NOVECENTAS E VINTE E CINCO VILAS JUDAICAS FORAM TOTALMENTE DESTRUÍDAS.
JERUSALÉM DESTRUÍDA EM 70 D.C.
A QUESTÃO ELABORADA NA ÉPOCA, FOI A REVOLTA DA RECONSTRUÇÃO DE JERUSALÉM, POR UM REI ROMANO, CHAMADO ADRIANO, COMO NOVA CIDADE PAGÃ.
O LEITOR OBSERVA CUIDADOSAMENTE QUE, NÃO HÁ REGISTRO NA HISTÓRIA, COM RESPEITO A LIBERTAÇÃO DA CIDADE DE JERUSALÉM PELOS JUDEUS. POIS, JERUSALÉM, SÓ SERIA LIBERTADA QUANDO OS SEUS PRÓPRIOS DONOS LIBERTASSEM, E NESTE CASO. OS DONOS VERDADEIROS SERIAM OS JUDEUS. JESUS DISSE: "E JERUSALÉM SERÁ PISADA PELOS GENTIOS, ATÉ QUE OS TEMPOS DOS GENTIOS SE COMPLETEM" ( LC 21:24B. DN 9:19).
O DOMÍNIO CONTINUA SOB JERUSALÉM = ( LC 21:24B)
DEPOIS QUE O IMPÉRIO ROMANO ACABOU-SE NO ANO DE 476 D.C., ANOS MAIS TARDE, SURGIU O DOMÍNIO DOS MUÇULMANOS; INICIANDO-SE NO ANO 638 D.C., COM A CAPTURA DE JERUSALÉM, E DUROU ATÉ AO ANO DE 1099 D.C.; QUANDO APÓS SURGIU OS CRUZADOS.
OS CRUZADOS
NA ÉPOCA DO IMPÉRIO BIZANTINO, A CRUZADA COMANDADA POR PEDRO, O EREMITA, COMPOSTA POR AVENTUREIROS E FANÁTICOS CATÓLICOS, QUE CAMINHAVAM Á LIBERTAR JERUSALÉM; MASSACRARAM OS JUDEUS DE METZ, DAS CIDADES RENANAS, DA SUÁBIA, DA BAVIERA E DA BOÊMIA.
A PROFECIA DE DN 9:26D, DIZ: "E ATÉ AO FIM HAVERÁ GUERRA: ASSOLAÇÕES ESTÃO DETERMINADAS". NA VERDADE, DESDE O ANO 70 D.C., OS JUDEUS DA DIÁSPORA, FORAM ASSOLADOS, PERSEGUIDOS, HUMILHADOS, EXPULSOS DAS NAÇÕES EM QUE HABITAVAM, EXTERMINADOS, SEM PÁTRIA; E SOFRENDO TODA SORTE DE ASSOLAÇÕES JAMAIS SENTIDA POR OUTRO POVO DA TERRA. DAREMOS ALGUNS EXEMPLOS DA HISTÓRIA EM ORDEM CRONOLÓGICA:
66 A 70 D.C., GUERRA DA JUDEIA: TOTAL DESTRUIÇÃO DE JERUSALÉM E DO TEMPLO JUDAICO;
115 D.C., EXPULSÃO DOS JUDEUS DA ILHA DE CHIPRE;
132 A 135 D.C., REVOLTA DE BAR-KOCHBA, O JUDEU, E A DISPERSÃO MUNDIAL DOS JUDEUS ( LEV 26:33.EZ 12:14-15)
313 D.C., A IGREJA DE ROMA PASSA A SER "A RELIGIÃO OFICIAL DO IMPÉRIO ROMANO" COMO: A IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA;
613 D.C., É DECRETADA NA ESPANHA A CONVERSÃO COMPULSÓRIA DOS JUDEUS AO CATOLICISMO. ( APOC 18:4),
640,721,873 D.C., OS JUDEUS DO IMPÉRIO BIZANTINO SÃO FORÇADOS A CONVERTER-SE AO CATOLICISMO;
1084 D.C., OCORRE O PRIMEIRO, CONFINAMENTO DOS JUDEUS NUMA CIDADE, EM SPEYER, NA ALEMANHA. ( DT 28:49-50)
1096 D.C., OS CRUZADOS ALEMÃS EXTERMINAM COMUNIDADES JUDAICAS;
1099 D.C., A COMUNIDADE JUDIA DE JERUSALÉM É VÍTIMA DA MATANÇA POR PARTE DOS CRUZADOS. A PARTIR DESSA ÉPOCA, SEGUIU-SE A ONDA DE ANTI-SEMITISMO NA EUROPA.
1113 D.C., OCORRE O PRIMEIRO POGRON, OU MASSACRE DA HISTÓRIA, NA CIDADE DE KIEV, UCRÂNIA;
1146 E 1391 D.C., OS JUDEUS ESPANHÕES SÃO FORÇADOS A CONVERTESSEM AO CATOLICISMO. ( APOC 17:16).
1290 D.C., EXPULSÃO DOS JUDEUS DA INGLATERRA, E EM 1306 D.C., DA FRANÇA;
1291 D.C., O CONCÍLIO DE LATRÃO, IMPÕEM AOS JUDEUS, TRAJES DIFERENTES E UMA MANCHA AMARELA. ( EZ 5:8-10.14-15).
1348 D.C., A EPIDEMIA DA PESTE NEGRA, CUJA CAUSA FOI ATRIBUÍDA AOS JUDEUS ( PURA IGNORÂNCIA) MARCA O EXTERMÍNIO DE NUMEROSAS COMUNIDADES JUDAICAS NA EUROPA;
1355 D.C., 12 MIL JUDEUS DE TOLEDO, NA ESPANHA, SÃO ASSASSINADOS;
1340-60 D.C., OS JUDEUS SÃO EXPULSOS DA HUNGRIA;
1420 D.C., A COMUNIDADE JUDAICA DA TOULASA É ANIQUILADA.
1478 D.C., O PAPA SIXTUS IV AUTORIZOU FERNANDO E ISABEL, DA ESPANHA, A PROCEDER Á INQUISIÇÃO; QUE CULMINOU COM A MORTE DE MILHARES DE JUDEUS NAS FOGUEIRAS. ( APOC 19:2)
1516 D.C., MASSACRES DE MILHARES DE JUDEUS EM LISBOA, PORTUGAL;
1542 D.C., OS JUDEUS FORAM EXPULSOS DA CIDADE DE PRAGA; MAS COMO OCORREU NA FRANÇA, INGLATERRA, BOÊMIA, MORÁVIA, HOLANDA; APÓS ALGUM TEMPO DE EXPULSÃO, FORAM CHAMADOS DE VOLTA, A FIM DE LEVANTAR O COMÉRCIO QUE, SEM SUA PRESENÇA, ENCONTRAVA-SE FALIDO; E PELA NECESSIDADE DOS SERVIÇOS DOS SEUS MÉDICOS, QUE ERAM FAMOSOS NA ÉPOCA.
1871 A 1921 D.C., EM QUASE TODOS OS MUNICÍPIOS DA RÚSSIA, OS POGRONS, ELIMINARAM CENTENAS DE MILHARES DE JUDEUS; ( EZ 37:1-14.38:18-23)
OS NAZISTAS
1939 D.C., A INGLATERRA PROÍBE A ENTRADA DE JUDEUS NA PALESTINA, PARA ESCAPAR DO NAZISMO;
1939-45 D.C., 6 MILHÕES DE JUDEUS SÃO ASSASSINADOS PELOS NAZISTAS EM DIVERSOS CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO, E TAMBÉM PELOS SEUS CÚMPLICES. ( DN 9:26D. EZ 37:1-14)
1948 D.C., ATÉ HOJE, PERSEGUIÇÃO CONTRA AS COMUNIDADES JUDAICAS NOS PAÍSES ÁRABES E EXPULSÃO EM MASSA; E EM VERDADE VOS DIGO:O PIOR AINDA ESTÁ POR VIR. ( DN 9:27)
1945 D.C., ATÉ HOJE, OS JUDEUS VOLTAM EM MASSA DE 105 PAÍSES PARA SUA TERRA, NA PALESTINA; E POR NÃO SE AMALGAMAREM-SE COM OS POVOS GENTÍLICOS CONSTITUI-SE NO MAIOR MILAGRE DA SÉCULO XX.
JERUSALÉM E O ESTADO JUDEU: O DOMÍNIO CONTINUA SOB BRITÂNICOS = ( LC 21:24B)
EM 2 DE NOVEMBRO DE 1917, A INGLATERRA INCLINAVA-SE A FAVOR DOS JUDEUS, ATRAVÉS DA DECLARAÇÃO DO MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS EXTERIORES DO GOVERNO BRITÂNICO, BALFOUR, SUBMETIDA AO GABINETE DE MINISTROS DAQUELE PAÍS, E POR ELE APROVADO. EM 1917, JERUSALÉM TORNOU-SE SEDE DO MANDATO BRITÂNICO NA PALESTINA.
OBSERVEM, QUE JERUSALÉM ESTÁ AGORA SOB O DOMÍNIO BRITÂNICO. ANTES DESTA DATA, O IDEALIZADOR, SONHADOR E VISIONÁRIO JUDEU THEODOR HERZL, DIZ: "A QUESTÃO JUDAICA EXISTE POR TODA PARTE, ONDE OS JUDEUS VIVEM; POR MENOR QUE SEJA O SEU NÚMERO". NASCE O MOVIMENTO SIONISTA MUNDIAL, EM BASILÉIA, SUÍÇA; NO ANO DE 1897, COM O OBJETIVO DE CRIAR UM LAR PARA O POVO JUDEU.
THEODOR HERZL
O LEITOR DEVE LEMBRAR-SE QUE, TUDO ISTO ESTÁ ACONTECENDO DENTRO DO INTERVALO PROFÉTICO = DN 9:26, E QUE, A IGREJA CRISTÃ, A INCUMBÊNCIA DE CRISTO DE TESTEMUNHAR OS JUDEUS EM TODOS OS SEUS SEGUIMENTOS NA HISTÓRIA E NO TEMPO.
COM A CHEGADA DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL, EM 1914, INTERROMPEU O DESENVOLVIMENTO DE JERUSALÉM, PELA ORGANIZAÇÃO SIONISTA, DE ESTABELECER OS JUDEUS NA PALESTINA. A POPULAÇÃO DE JERUSALÉM É REDUZIDA A 50 MIL PESSOAS, JUDEUS E NÃO-JUDEUS.
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
EM 1939, INICIAVA-SE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, ( DN 9:26, DIZ: "E ATÉ AO FIM HAVERÁ GUERRA: ASSOLAÇÕES ESTÃO DETERMINADAS"), A ALEMANHA NAZISTA OPOSTA AOS JUDEUS, PREGA: O EXTERMÍNIO DE TODOS OS JUDEUS; NÃO SÓ NA ALEMANHA NAZISTA, MAS EM TODA EUROPA. NO FIM DA GUERRA, A ALEMANHA NAZISTA É DERROTADA; MAIS DEIXA ATRÁS DE SI, O EXTERMÍNIO DE SEIS MILHÕES DE JUDEUS.
JERUSALÉM E A CRIAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL: O DOMÍNIO CONTINUA SOB JORDÂNIA = ( LC 21:24B)
FINALMENTE, A 29 DE NOVEMBRO DE 1947, A ASSEMBLÉIA GERAL DA ONU RECOMENDOU A CRIAÇÃO, NA PALESTINA; DE UM ESTADO ÁRABE E OUTRO JUDEU: E UMA ZONA INTERNACIONALIZADA DA CIDADE DE JERUSALÉM. COM ESTE FATO, SE INICIA O CUMPRIMENTO DE MUITAS PROFECIAS BÍBLICAS. ( IS 11:10-12. JER 23:3-8, 30:3-11. EZ 29:34-38. 36:24-35. 37:11-28.LC 21:29-31)
O LEITOR OBSERVA AQUI, UM FATO DE MUITA IMPORTÂNCIA: A ASSEMBLEIA GERAL DA ONU, RECOMENDOU UMA ZONA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA CIDADE DE JERUSALÉM.
ISTO NOS LEVA A PENSAR SERIAMENTE QUE, OS TEMPOS DOS GENTIOS, QUE JESUS CRISTO PROFERIRA EM LUCAS 21:24B: "E JERUSALÉM SERÁ PISADA PELOS GENTIOS, ATÉ QUE OS TEMPOS DOS GENTIOS SE COMPLETEM", NÃO IRIA SE CUMPRIR NA FUNDAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL. O PLANO DE DEUS ESTAVA NO FUTURO PRÓXIMO A SE REALIZAR.
DAVID BEM GURION: PROCLAMAÇÃO DE ISRAEL.
A PROCLAMAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL, QUE SE DEU EM 14 DE MAIO DE 1948, POR DAVID BEM GURIOM. A DECLARAÇÃO DO ESTABELECIMENTO DO ESTADO DE ISRAEL, ASSINADA PELOS MEMBROS DO CONSELHO NACIONAL, REPRESENTANDO A COMUNIDADE JUDAICA DO PAÍS E O MOVIMENTO SIONISTA DO EXTERIOR; CONSTITUI O CREDO DA NAÇÃO: OS IMPERATIVOS HISTÓRICOS DE RENASCIMENTO DE ISRAEL NESTE PRECISO MOMENTO...
A GUERRA DA INDEPENDÊNCIA = ( LC 21:24B)
MUITO EMBORA A ONU (ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS), TENHA DETERMINADO A PARTINHA DA PALESTINA EM DOIS ESTADOS - ISRAEL E PALESTINO, NA VERDADE, OS JUDEUS TIVERAM DE GARANTIR O SEU DIREITO DE PROPRIEDADE DA TERRA AS SUAS PRÓPRIA CUSTAS.
GUERRA DA INDEPENDÊNCIA DE ISRAEL
A GUERRA COMEÇOU NO DIA DA PARTIDA DOS SOLDADOS BRITÂNICOS, 14 DE MAIO DE 1948. POUCOS ACREDITARAM QUE O NOVO ESTADO DURASSE DUAS SEMANAS. COMO PODERIAM SETECENTOS MIL JUDEUS, MAL ARMADOS, PROTEGER CIDADES DESGUARNECIDAS CONTRA MAIS DE 50 MILHÕES DE FEROZES INIMIGOS, EQUIPADOS COM O MAIS MODERNO MATERIAL BÉLICOS?
A RESPOSTA, É O CUMPRIMENTO DA PROFECIA DE AMÓS 9:15: "E OS PLANTAREI NA SUA TERRA, E NÃO SERÃO MAIS ARRANCADOS DA SUA TERRA QUE LHES DEI, DIZ O SENHOR TEU DEUS". NO FINAL DA GUERRA DA INDEPENDÊNCIA, DE 14 DE MAIO DE 1948 -49; FICOU A CIDADE DE JERUSALÉM DIVIDIDA, SENDO A PARTE OCIDENTAL DA CIDADE COMO CAPITAL DE ISRAEL, E A PARTE DA CIDADE VELHA DE JERUSALÉM EM PODER DA JORDÂNIA. OS JUDEUS TERIAM QUE ESPERAR MAIS DEZENOVE ANOS ( 19 ANOS), PARA FINALMENTE TODA A CIDADE DE JERUSALÉM ESTAR EM SUAS MÃOS.
O ÚLTIMO DOMÍNIO GENTÍLICO SOB JERUSALÉM, FOI O DA JORDÂNIA 1948 A 1967 = ( LC 21:24B)
EM 1948, COM A CRIAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL, FOI JERUSALÉM DIVIDIDA, ENTRE ISRAEL COM A PARTE OCIDENTAL E A JORDÂNIA COM A PARTE ORIENTAL. A EXPANSÃO DE ISRAEL, TRAZIAM APREENSÕES NOS ESTADOS ÁRABES, E NASSER, FAZIAM CONSTANTES AMEAÇAS A ISRAEL. OS ÁRABES, JÁ TINHAM PERDIDO DUAS GUERRAS: A DE 14 DE MAIO DE 1948-49, NA INDEPENDÊNCIA, E A GUERRA DE 1957.
GUERRA DOS SEIS DIAS
JÁ POR DIVERSAS VEZES, O COMANDANTE EGÍPCIO: GAMAL ADBEL NASSER, GRITARA QUE HAVERIA DE VINGAR SUAS DERROTAS DE 1948 E 1957; E PARA CAUSAR PÂNICO AOS ISRAELENSES, EM 26 DE MAIO DE 1967, NASSER ASSUSTOU O MUNDO COM UMA ARROGANTE AMEAÇA: "NOSSO OBJETIVO BÁSICO, É DESTRUIR ISRAEL".
O PRIMEIRO MINISTRO DE ISRAEL, DAVID BEM GURIOM, RESOLVEU ATACAR PRIMEIRO, NUMA RÁPIDA E FULMINANTE CAMPANHA. OS ISRAELENSES, COMANDADOS POR MOSHE DAYAM, LIMPARAM O SINAI, LOCALIZANDO E DESTRUINDO AS BASES INIMIGAS; ONDE ENCONTRAVAM VASTO DEPÓSITO DE ARMAS SOVIÉTICAS.
A HISTÓRIA REGISTRA O FATO: 5 DE JUNHO DE 1967, SEGUNDA FEIRA, COMEÇA A GUERRA, PELA MADRUGADA. A BATALHA TEVE INÍCIO NA FRENTE DO SINAI; JERUSALÉM, É O PRIMEIRO ALVO DOS MORTEIROS. A AVIAÇÃO ISRAELENSE BOMBARDEIA, NO SOLO, A AVIAÇÃO EGÍPCIA E A EXTERMINA COMPLETAMENTE.
6 DE JUNHO DE 1967, TERÇA-FEIRA: CONFIRMA JÁ A VITÓRIA ISRAELENSE. A AVIAÇÃO EGÍPCIA E SÍRIA ESTAVAM PRATICAMENTE FORA DE COMBATE. AS CIDADES DE GAZA, E A CIDADE VELHA DE JERUSALÉM, JÁ VINHAM CAÍDO EM DOMÍNIO ISRAELENSE. OS ISRAELENSES AVANÇAM CADA VEZ MAIS, E NÃO EXISTIA FORÇA QUE PUDESSEM PARÁ-LOS. ( GLÓRIA AO DEUS DE ABRAÃO). É INCRÍVEIS SUAS FORÇAS!
O CONSELHO DE SEGURANÇA DAS NAÇÕES UNIDAS, VOLTOU, POR UNANIMIDADE, UMA RESOLUÇÃO QUE PEDIA O CESSAR-FOGO. IMEDIATO NO ORIENTE MÉDIO. ISRAEL ACEITA O PEDIDO, MAS SÓ FAZ OFICIALMENTE, SE AS FORÇAS INIMIGAS FIZESSEM O MESMO. ENQUANTO O INIMIGO NÃO ACEITA, ISRAEL CONTINUA AVANÇANDO EM TERRITÓRIO INIMIGO.
7 DE JUNHO DE 1967, QUARTA-FEIRA: A JORDÂNIA QUE DOMINAVA A PARTE DA CIDADE VELHA DE JERUSALÉM ORIENTAL, É O PRIMEIRO PAÍS A ACEITAR O CESSAR-FOGO. A NOITE, OS ISRAELENSES CONSEGUEM APROXIMAR-SE DO MURO DAS LAMENTAÇÕES ( OS JUDEUS ORAM PELA PRIMEIRA VEZ APÓS 19 ANOS, EM JERUSALÉM ORIENTAL ) = 14 DE MAIO DE 1948 + 19 ANOS = 7 DE JUNHO DE 1967.
SOLDADOS JUDEUS NO MURO DAS LAMENTAÇÕES
EM JUNHO DE 1967, APÓS A GUERRA DOS SEIS DIAS, A CIDADE DE JERUSALÉM FOI UNIFICADA, PASSANDO AO DOMÍNIO EXCLUSIVO DOS ISRAELENSES. CUMPRI-SE A PROFECIA DE JESUS CRISTO, QUE DISSE AOS SEUS DISCÍPULOS, NO ANO 33 D.C. "E JERUSALÉM SERÁ PISADA PELOS GENTIOS, ATÉ QUE OS TEMPOS DOS GENTIOS SE COMPLETEM". ( LC 21:24B).
DESDE 587 A.C., COM BABILÔNIA; 538 A 330 A.C., COM O IMPÉRIO MEDO-PERSA; DE 330 A 167 A.C., COM O IMPÉRIO GREGO; DE 167 A.C. A 476 D.C., COM O IMPÉRIO ROMANO; DE 638 ATÉ 1099 D.C., COM OS MUÇULMANOS; DE 1099 ATÉ 1917 D.C., COM O IMPÉRIO OTOMANO; DE 1917 ATÉ 14 DE MAIO DE 1948 D.C., COM O DOMÍNIO INGLÊS; DE 1948 ATÉ 7 DE JUNHO DE 1967 D.C., COM OS JORDÂNIA; NÃO SE ENCONTRA NA HISTÓRIA, NENHUM REGISTRO DE LIBERTAÇÃO DA CIDADE DE JERUSALÉM PELOS JUDEUS.
MAS, A PARTIR DO DIA 7 DE JUNHO DE 1967 D.C., A CIDADE DE JERUSALÉM, A PARTE VELHA ORIENTAL E A PARTE OCIDENTAL DA CIDADE DE JERUSALÉM ESTÃO UNIFICADA, E CUMPRI-SE LUCAS 21:24B.
O RESTABELECIMENTO DE JERUSALÉM, OU SEJA, SUA REUNIFICAÇÃO COM ISRAEL TEM SIGNIFICADO NO PLANO DA SALVAÇÃO E DA HISTÓRIA; PORQUE O SENHOR JESUS CRISTO PREDISSE O DIA EXATO: "7 DE JUNHO DE 1967". O DIA EM QUE JERUSALÉM INTEIRA FICOU NOVAMENTE EM DOMÍNIO ISRAELENSE, SEUS VERDADEIROS DONOS.
A CIDADE DE JERUSALÉM
NO DIA 30 DE JUNHO DE 1980, O PARLAMENTO DE ISRAEL APROVOU, POR 69 VOTOS CONTRA 15, O PROJETO DE LEI DETERMINANDO ANEXAÇÃO DO SETOR ÁRABE DE JERUSALÉM ORIENTAL; OCUPADA POR FORÇA DE ISRAEL, DESDE A GUERRA DOS SEIS DIAS, EM 7 DE JUNHO DE 1967; E A SUA UNIFICAÇÃO DEFINITIVA DAS DUAS PARTES DA CIDADE, QUE PASSOU A SER DENOMINADA DE CAPITAL ETERNA E INDIVISÍVEL DO ESTADO DE ISRAEL.
CHAMO A ATENÇÃO DO TODOS, PARA ESTAS OBSERVAÇÕES QUE FAREI AQUI: "7 DE JUNHO DE 1967", É A DATA MAIS IMPORTANTE PARA A IGREJA CRISTÃ; POIS, ESTA DATA É O INÍCIO DA CONTAGEM FINAL PARA A IGREJA CRISTÃ NA TERRA.
CONCLUSÃO DOS FATOS.
OBSERVEM: JESUS TINHA DADO A IGREJA CRISTÃ, A INCUMBÊNCIA DE OBSERVAR OS JUDEUS, ( LC 21:29-30) EM TODOS OS SEUS SEGUIMENTOS; DESDE 33 D.C., ANDANDO JUNTO AOS JUDEUS EM TERRAS DA PALESTINA; E TENDO A CIDADE DE JERUSALÉM EM PLENA ATIVIDADE, E O TEMPLO JUDAICO ERGUIDO EM PLENA ATIVIDADE RITUAL. ( LC 1:5-9).
QUANDO CHEGOU O ANO 70 D.C., SE CUMPRIU LUCAS 21:24 A: "E CAIRÃO ( OS JUDEUS ) AO FIO DA ESPADA, E PARA TODAS AS NAÇÕES SERÃO LEVADOS CATIVOS". OS JUDEUS SÃO LEVADOS CATIVOS, E A CIDADE DE JERUSALÉM É DESTRUÍDA, JUNTAMENTE COM O TEMPLO JUDAICO; EM CUMPRIMENTO DE DN 9:26 = INTERVALO PROFÉTICO = ERA DA IGREJA.
DESDE 70 D.C., A IGREJA CRISTÃ IA CAMINHAR PELO TEMPO POR UM LADO, E POR OUTRO LADO, OS JUDEUS NA DISPERSÃO PELAS NAÇÕES, PASSANDO POR TODA SORTE DE ASSOLAÇÕES: "E ATÉ AO FIM HAVERÁ GUERRA:ASSOLAÇÕES ESTÃO DETERMINADAS" ( DN 9:26C); E POR OUTRO LADO A IGREJA CRISTÃ, PREGANDO JESUS CRISTO COMO O SALVADOR DO MUNDO; EM CUMPRIMENTO AS ORDENS DE JESUS CRISTO: "IDE POR TODO O MUNDO, PREGAI O EVANGELHO A TODA A CRIATURA. QUEM CRER E FOR BATIZADO SERÁ SALVO; MAS QUEM NÃO CRER SERÁ CONDENADO. E ESTE EVANGELHO DO REINO SERÁ PREGADO EM TODO O MUNDO, EM TESTEMUNHO A TODAS AS GENTES, E ENTÃO VIRÁ O FIM" ( MAT 24:14. MC 16:15).
QUANDO CHEGOU O ANO 1948, NO DIA 14 DE MAIO DE 1948, FOI PROCLAMADO O ESTADO DE ISRAEL; A IGREJA CRISTÃ TESTEMUNHOU PESSOALMENTE, POIS OS JUDEUS TINHAM VOLTADO DA DISPERSÃO MUNDIAL, E EM 7 DE JUNHO DE 1967, OS JUDEUS VOLTARAM A CIDADE DE JERUSALÉM COMPLETA; DESDE 587 A.C., ATÉ 7 DE JUNHO DE 1967 D.C, E CUMPRIU-SE: "E JERUSALÉM SERÁ PISADA PELOS GENTIOS, ATÉ QUE OS TEMPOS DOS GENTIOS SE COMPLETEM". ( LC 21:24 B).
QUANDO CHEGOU O DIA "7 DE JUNHO DE 1967", COM A UNIFICAÇÃO DA CIDADE DE JERUSALÉM; A IGREJA CRISTÃ TERIA UM PERÍODO DA ÚLTIMA GERAÇÃO CRISTÃ, PARA COMPLETAR A EVANGELIZAÇÃO EM TODO O MUNDO. JESUS CRISTO DISSE: "EM VERDADE VOS DIGO, QUE NÃO PASSARÁ ESTA GERAÇÃO, ATÉ QUE TUDO ACONTEÇA". ( LC 21:32. MC13:30. MAR 24:34).
ISRAEL, MENINA DOS OLHOS DE DEUS.
A CIDADE DE JERUSALÉM ATUAL
KNESSET = PARLAMENTO DE ISRAEL
CIDADE DE TEL AVIV - ISRAEL
Seis Tópicos Proféticos: O RESTANTE SERÁ QUEIMADO NO FOGO = ( DN 7:7,19,23,...: O RESTANTE SERÁ QUEIMADO NO FOGO = ( DN 7:7,19,23,24B) OS DEZ CHIFRES, SÃO DEZ PAÍSES NA UNIÃO EUROPÉIA. ...
Deixe seu comentário