ÚLTIMA GERAÇÃO DA IGREJA CRISTÃ.
[ você pode imprimir este estudo gratuitamente]
"ESTUDO ESCATOLÓGICO" (O termo escatologia ( gr. Eschatos), significando "a teologia das últimos coisas", tem sido usado desde o século XIX para designar a divisão da teologia sistemática que lida com tudo que era profeticamente futura na época em que foi escrito, isto é, profecias que já se cumpriram, como também profecias que ainda se cumprirão. Importantes assuntos de profecia incluem predições com relação a Jesus Cristo, tanto em sua primeira vinda como na segunda vinda; Israel, a igreja cristã, e os gentios.)
AS SETENTA SEMANAS PROFÉTICAS DE DANIEL 9:24-27.
"GRÁFICO AMARELO"
############################
#############################
"ÚLTIMA GERAÇÃO DA IGREJA CRISTÃ", É um Estudo Escatológico com base Bíblica, na profecia das SETENTA SEMANAS PROFÉTICAS de Daniel 9:24-27. Você leitor verá um "GRÁFICO", com números e cores; para lhe trazer uma melhor compreensão no assunto. Neste estudo escatológico, de muito proveito para o povo evangélico; onde entra períodos entre Israel, a cidade de Jerusalém e a Igreja Cristã.
A profecia das SETENTA SEMANAS DIZ: "Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para extinguir a transgressão, e dar fim aos pecados, e para expiar a iniquidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e psra ungir o Santo dos santos. Sabe e entende: Desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e as tranqueiras se reedificarão, mas em tempos angustiosos. E depois das sessenta e duas semanas será tirado o Messias, e não será mais; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas assolações. E ele firmará um concerto com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à "DESTRUIÇÃO"; e o que está determinado será derramado sobre o assolador."( Daniel 9:24-27).
ESPERO QUE ENTENDAM; OBSERVEM O "GRÁFICO AMARELO"
Esquema Matemática Profético.
LUDEMAR MUNIZ PESSOA. Era da Igreja Cristã = 33 d.c. até 2030 d.c. = Lacuna Profética = Daniel 9:26.
1°} - Abraão, pai do povo judeu, 2000 - 1.500 a.c. até o Milênio. "Cor vermelha".
2°} - Jerusalém, capital de Israel, rei Davi, 1004 - 965 a.c., até o Milênio. "Cor Verde".
3°} - Início dos tempos dos gentios sobre Jerusalém, 587 a.c. LUCAS 21:24 B. 12°} - Fim do domínio gentílico sobre a cidade de Jerusalém = Lucas 21:24 B.
4°} - Neemias 2:1-8. Saída da "ORDEM". O Decreto da restauração de Jerusalém, 05 de Março de 445 a.c.
5°} - O Messias, o Príncipe, 30 de Março de 33 d.c. Entrada Triunfal = Lucas 28:28-42. Fim das 69 semanas.
6°} - O Messias é tirado, 15 de Abril/março de 33 d.c.
7°} - A cidade de Jerusalém e o templo são destruídos, 06 de Agosto de 70 d.c.
8°} - Era da Igreja = 33 d.c. até 2030 d.c.
A igreja está oculta em Daniel 9:26. Intervalo Profético de tempo. Período de 50 gerações cristãs x 40 anos = 2000 d.c. + 30 anos de Jesus Cristo = 2030 d.c. ( Cor laranja).
9°} - Anos Restantes para a Igreja Cristã. Jesus virá, através do arrebatamento. Guerra de Gogue e Magogue = Ezequiel 38-39. Início do terceiro templo. O aparecimento do Anticristo.
10°} - Daniel 9:27 A = 3 anos e 6 meses. Templo Judaico construído. Início da perseguição dos judeus.
11°} - GRANDE TRIBULAÇÃO. 3° Guerra Mundial = Guerra Nuclear = Holocausto Nuclear. Daniel 9:27 B = 3 anos e 6 meses restantes. Destruição determinada.
12°} - Fim do domínio gentílico sobre a cidade de Jerusalém. Lucas 21:24 B.
13°} - MILÊNIO = 1.000 anos de paz. Daniel 9:24.
Agora, vou explicar cada período, resumindo cada tópico. Não sei se vou convencer o leitor; porém, tentarei explicar apreviando todos assuntos; por este motivo, fiz este "GRÁFICO AMARELO", que contém 13 tópicos, com quatro cores:
1°] - Cor Vermelha
2°] - Cor Verde.
3°] - Cor Azul.
4°] - Cor Laranja.
Você leitor, observa que tudo que vou explicar, é para facilitar a sua compreensão no assunto; pois a Escatologia Bíblica não é um campo muito fácil de entender; porém, eu preciso esclarecer alguns pontos importantes.
1°] - Abraão, o pai do povo judeu, 2000 - 1500 a.c., até ao Milênio. "Cor Vermelha". A história do povo judeu começou há mais ou menos 4.000 anos ( século xvii a.c.), confirmam aspetos de sua vida nômades, tal como a Bíblia descreve. O livro do Gênesis relata como Abraão foi conclamado a abandonar Ur, na Caldéia, e ir para Canaã, para iniciar a formação do povo judeu com a fé no DEUS único e irão até o Milênio, entre Cristo e os judeus.
2°] - JERUSALÉM, CAPITAL DE ISRAEL, REI DAVI, 1004-965 a.c., até ao Milênio. " Cor Verde".
O rei Davi ( 1004 - 965 a.c.), fez de Israel uma das potências da região através de bem sucedidos expedições militares, entre as quais a derrota final dos filisteus, assim como por alianças políticas com os reinos vizinhos. Consequentemente, sua autoridade foi reconhecida desde as fronteiras com o Egito e o Mar Vermelho até as margens do Eufrates. Internamente, ele unificou as doze tribos israelitas num só reino e estabeleceu sua capital, Jerusalém, e a monarquia, no centro da vida nacional; e a cidade de Jerusalém vai como capital de Israel até o Milênio.
3°] - INÍCIO DOS TEMPOS DOS GENTIOS SOBRE A CIDADE DE JERUSALÉM - 587 A.C. LUCAS 21:24 B. "Cor azul".
Jesus Cristo no ano 33 d.c., no Sermão Profético de Lucas 21:24, ele cita uma profecia que trata da cidade de Jerusalém, afirmando: "E cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem".
Obs: Os tempos dos gentios, não tem nada haver com Apocalipse 11:1-2. E nem com Romanos 11:25.
Vamos dividir a profecia de Lucas 21:24, em duas partes:
A ) - "E cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados cativos".
Na primeira parte da profecia, Jesus Cristo fala da destruição de Jerusalém e do templo judaico, e da dispersão dos judeus, a partir do ano 70 d.c., que os judeus seriam espalhados pelas nações gentílicas, até o seu retorno outra vez como nação; fato este que cuminou com o Estado de Israel em 1948.
B ) - "E Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem". Lucas 21:24 B. "Cor Azul".
O que é tempos dos gentios? Tempos dos gentios significa: Dominios das nações gentílicas, sobre a cidade de Jerusalém! Isto é, um período de tempo, determinado por Deus; que as nações teriam domínio sobre a cidade de Jerusalém.
Você leitor observará, que toda matemática que Deus utilizou, foi em cima da cidade de Jerusalém, pois, Jerusalém é o ponto central da matemática de Deus. A história registra um fato, que tanto cristãos como judeus concordam, que o ano 587 a.c., seja o início dos tempos dos gentios, que Jesus profetizou; porque naquela ocasião foi destruída pela primeira vez na história. Não vou me aprofuntar, só reduzir.
Desde 587 a.c., com Babilônia; de 538 - 330 a.c., com império Medo-Persa; de 330 -167 a.c., com o Império Grego; de 167 - 476 d.c., com o Império Romano; de 638 até 1099 d.c., com os muçulmanos; de 1099 até 1917 d.c., com o Império Otamono; de 1917 até 14 de maio de 1948 d.c., com o domínio inglês; de 1948 até 7 de junho de 1967 d.c., com a Jordânia; não se encontra na história, nenhum registro de libertação da cidade de Jerusalém pelos judeus.
Mas, a partir do dia 7 de junho de 1967 d.c., a cidade de Jerusalém; a parte velha Oriental e a parte Ocidental da cidade de Jerusalém estão unificada, cumpre-se a profecia de Jesus Cristo: "E Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem".( Lucas 21:24 B). O restabelecimento de Jerusalém, ou seja, sua frutificação com Israel tem significado no plano da Salvação e da história. Porque o Senhor Jesus predisse o dia exato: "7 de junho de 1967", o dia em que a cidade de Jerusalém inteira ficou novamente em domínio dos judeus, seus verdadeiros donos.
No dia 30 de junho de 1980, o parlamento de Israel aprovou, por 69 votos contra 15, o projeto de Lei determinando anexação do setor árabe de Jerusalém Oriental; ocupada por forças de Israel, desde a guerra dos seis dias, em 7 de junho de 1967; e a sua unificação definitiva das duas partes da cidade, que passou a ser denominada de capital eterna e indivisível do Estado de Israel.
Chamo a atenção do leitor, para estas observações que farei aqui: "07 de junho de 1967 d.c., é a data mais importante para a igreja cristã, pois esta data é o início da contagem final para a igreja cristã. ( ISAÍAS 46:10-11).
4°] - NEEMIAS 2:1-8. SAÍDA DA "ORDEM". O DECLETO DA RESTAURAÇÃO DE JERUSALÉM, 05 DE MARÇO DE 445 A.C. Estabelecendo o ponto de partida da profecia: "Desde a saída da ordem".
Só resta agora encontrarmos o ponto do início da profecia, visto a profecia só registra um único ponto de partida: "Sabe e entende: Desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até o Messias, o Príncipe, sete semanas; e sessenta e duas semanas".( Daniel 9:25). Se nós estabelecerrmos esta "Ordem" e fixar sua data com exatidão, teremos o ponto de partida da profecia das Setenta Semanas. ( VER GRÁFICO AMARELO).
Segundo as interpretações cristãs e judaicas, sem nenhuma sombra de dúvidas, o único ponto da "ORDEM" encontrado para designar esta ORDEM da profecia, foi a que está registrado no livro de Neemias, ( Neemias 1:1-4. 2:1-8) com alguns fatos importantes; Neemias pede informações acerca de Jerusalém, a Hanani, e a resposta foi: "Os restantes, que restaram do cativeiro, lá na província, estão em grande miséria e desprezo, e o muro de Jerusalém fendido, e as portas queimadas à fogo". Depois, Neemias ao ouvir ficou profundamente triste, a ponto do rei Artaxerxes observar "Porque está triste teu rosto se não estas doentes. Tem de ser tristeza de coração". Então Neemias temeu sobremaneira, e lhe respondi: " Como não me estaria triste o rosto se a cidade..( Jerusalém) está e tem as portas consumidas pelo fogo?". Então o rei Artaxerxes, lança uma proposta a Neemias: "Disse-me o rei: Que me pedes agora?" Neemias aproveita a oportunidade e faz o pedido: "Peço-te que me envies a Judá, à cidade ( Jerusalém) dos sepulcros de meus pais, para que eu reedifique"( Neemias 2:4-5).
Outro fato a observar aqui é: "Seu pedido foi atendido pela graça de Deus: "E o rei mas deu, porque a boa mão do meu DEUS era comigo".( Neemias 2:8.). O fato mais importante de tudo, é como Neemias registra o fato bem detalhado afirmando; No mês de nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes".( Neemias 2:1), registrando a data desta ordem. Por isto que Jesus disse: "E a Escritura não pode falhar"( João 10:35).
Agora, o fato que nos surpreende é como a Bíblia é exata, pois não constitui novidade para todos leitores que conhece a história secular, a data estabelecida por Neemias; 445 a.c. A enciclopédia britânica faz alusão ao se referi ao rei Artaxerxes, marcando a sua ascensão em 465 a.c., e sendo assim, o vigésimo ano do rei Artaxerxes seria 445 a.c. ( 465 - 20 anos = 445 ) ( VER GRÁFICO AMARELO)
Aqui inicia as primeiras 69 semanas proféticas de Daniel 9:25.
5°] - O MESSIAS, O PRINCIPE, 30 DE MARÇO DE 33 D.C. ENTRADA TRIUNFAL. LUCAS 19:28-42. FIM DAS 69 SEMANAS.
O início e o termino das sessenta e nove semanas.
Agora, temos o início das setenta semanas da profecia de Daniel 9:25-27, e já que o mês foi nisã, e desde que não foi determinado o dia, provavelmente tenha sido o dia primeiro. Desta maneira, no nosso calendário, a data seria 05 de Março de 445 a.c. Observem: As semanas são de anos, e que a duração do ano profético, é de 360 dias, e que estes anos iniciou-se em 05 de Março de 445 a.c. Para encontrar o final das sessenta e nove semanas, temos que reduzi-las a dias. Desde que há 69 semanas ( Daniel 9:25) de 7 anos cada uma, e cada ano tem 360 dias, a equação a qual chegamos é 69 semanas x 7 anos x 360 dias = 178.880 dias. Começando com 04 de Março de 445 a.c.; este total nos leva até 30 de Março de 33 d.c.
O Messias se apresenta a Israel.
Sendo assim, o dia 05 de Março de 33 d.c., foi o dia em que Jesus Cristo, se apresenta a Israel, na cidade de Jerusalém. A profecia diz: "Sabe e entende: Desde a saída da ordem ( 05 de Março de 445 a.c. = Meemias 2:1) para edificar Jerusalém, até ao Messias, ( 30 de Março de 33 d.c. = Lucas 19:28-42) O Príncipe, sete semanas, ( 49 anos ) + e sessenta e duas semanas"( 62 x 7 = 434 anos + 49 anos = 483 anos.).
Jesus sabendo, que o dia determinado do cumprimento da profecia, estava a um instante, disse: "Ide à aldeia, fronteira e ali, ao entrar achareis preso um jumentinho em que jamais homem algum montou; soltai-o e trazei-o"( Lucas 19:30). Para que Jesus queria um jumentinho? Para se cumprir, a profecia messiânica de Zacarias 9:9 "Alegra-te muito, ó filha de Sião, exulta, ó filha de Jerusalém: Eis aí te vem o teu rei, justo e Salvador, humilde, montado em um jumentinho, cria de jumenta".
O Senhor Jesus Cristo, entendeu bem a sua ação, no dia que entrou em Jerusalém, como vemos em Lucas 19:28-42. É interessante notar, como os judeus clamam: "Bendito é o Rei que vem em nome do Senhor"( Lucas 19:38). O mais importante é notar, que Jesus faz um lamentação sobre a cidade de Jerusalém, e diz: "Se tu conheceres, ainda neste "teu dia"( 30 de Março de 33 d.c.) o que te pode trazer à paz, mais isto está agora oculto aos teus olhos".( LUCAS 19:42). Que dia Jesus se referia naquele momento tão marcante para a vida dos habitantes de Jerusalém? Era o dia marcado pela profecia das setenta semanas ( Daniel 9:25). O dia que Deus tinha estabelecido, pela profecia de Daniel 9:25; o dia que pertencia a Israel. O dia em que seu "MESSIAS" apresentou-se como O Príncipe, e Rei de Israel. A confirmação deste cumprimento tão exato, mostra a exatidão de Daniel; e também, por implicação da Bíblia e a verdade do Cristianismo contido no Novo Testamento.
6°] - O MESSIAS É TIRADO, ( Morto ) 15 de ABRIL/Março DE 33 d.c.
A profecia de Daniel 9:26 diz: "E depois das sessenta e duas semanas será tirado o Messias, e não será mais; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas assolações".
Jesus prediz sua morte e ressureição, como está escrito: "Enquanto estava subindo para Jerusalém, Jesus chamou em particular os doze discípulos e lhes disse: Estamos subindo para Jerusalém, e o filho do homem será entregua aos chefes dos sacerdotes e aos mestres da lei. Eles o condenarão à morte..."( Mateus 20:17-19). O dia 15 de Abril/março do ano 33 d.c., é a data da morte de Jesus Cristo. No dia 15 de Abril/março, numa sexta-feira. Embora não haja consenso sobre a data exata da crucificação; os estudiosos geralmente concordam que ela ocorreu na sexta-feira, após a Páscoa Judaica, durante o governo de Pôncio Pilatos. É a data mais provável, frequentemente sugerida é sexta-feira, 15 de Abril/março, após a Páscoa Judaica. Observem: A profecia diz: "E depois das sessenta e duas semanas + ( 7 semanas ) = (69 semanas = 483 anos), será morto o ungido...", Jesus Cristo morreu uma semana após ter entrado na cidade de Jerusalém; na entrada triunfal em Jerusalém ( Lucas 19:28-42); após as 69 semanas de Daniel 9:25.
7°] - A CIDADE E O TEMPLO JUDAICO SÃO DESTRUÍDOS, 06 DE AGOSTO DE 70 d.c.
A profecia de Daniel diz: "E depois das sessenta e duas semanas será tirado ( morto. Isto aconteceu em 15 de Abril/março de 33 d.c., após a Páscoa Judaica, numa sexta-feira) o Messias, e não será mais; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade ( Jerusalém) e o santuário, (o templo judaico) e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas assolações".( Daniel 9:26 B).
Jesus quando entrou na cidade de Jerusalém, no ano 33 d.c, fez uma lamentação sobre a cidade de Jerusalém, dizendo: "Ah, se tu conhecesse também ao menos neste teu dia, ( uma semana antes de morrer) o que à tua paz pertence! Mas agora isto está encoberto aos teus olhos".( Lucas 19:42). Naquela mesma oportunidade, Jesus prediz a destruição da cidade de Jerusalém, pelo exército do Império romano, ao afirmar: "Porque dias virão sobre ti, em que os teus inimigos, te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te estreitarão de todas as bandas; e te derribarão, a ti e a teus filhos, ( judeus) que dentro de ti estiverem ; e não deixarão em ti pedra sobre pedra, pois que não conheceste o tempo de tua visitação".( Lucas 19: 42-44).
É conhecedor na história, que no ano 70 d.c., Tito, o general romano, destruiu Jerusalém e o templo judaico, num dos cercos mais pavorosos de todos os tempos. (O INTERVALO PROFÉTICO)
Isto aconteceu 33 anos, depois que Jesus Cristo tinha sido morto em Jerusalém. Agora vem a pergunta: Se Cristo morreu uma "Semana", e a Cidade de Jerusalém foi destruída 37 anos ( 33 d.c. + 37 anos = 70 d.c.) depois de ter se cumprido em Daniel 9:25; existe um intervalo profetico.
Pois ainda a profecia de Daniel 9:26, declara mais dos fatos fundamentais:
A} "E até ao fim haverá guerra".
B} - "Estão determinadas assolações".
Estes fatos foram para o povo judeu, após o ano 70 d.c. Isto afirma claramente, que o intervalo profetico de Daniel 9:26, já dura mais de 2000 anos, e ainda é futura, como veremos. Afirmamos que o "Intervalo Profético", ainda é futura, pelos seguintes fatos: A última semana é ainda futura, pelo fato de não temos nenhum registro na história, que algum princípe, rei ou presidente romano, fez algum pacto com Israel, por sete anos.( Daniel 9:27)
Observem: Apesar de já ter havido duas guerras mundiais e várias guerras pelo mundo; tem um fato que também, não se encontra na história: O templo judaico. Daniel 9:27. Só pode haver sacrifício, segundo determina a lei de Moisés, no templo judaico; e o templo judaico ainda não existe, no Estado de Israel, na cidade de Jerusalém. Daniel 9:27.
O sentido da frase: "E o seu fim será com uma inundação".( Daniel 9:26 B); diz respeito as numerosas multidões de soldados romanos, que o Império romano empregou contra a cidade de Jerusalém, e contra o templo judaico. Temos, portanto, o cumprimento de Daniel 9:26 B, no ano 70 d.c.
A} - "E até ao fim haverá guerra"
Observando mais de perto no campo profético, esta profecia nos leva pensar nas palavras do Senhor Jesus Cristo, quando foi interrogado pelos seus discípulos em particular: "Diz-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo".( Mateus 24:1-4).
Observem: Mas o sentido aqui "E até ao fim haverá guerra; assolações estão determinadas", tem cumprimento mais forte e abrangente; pois ela foi dirigida ao povo judeu ( Daniel 9:24) e, penso que haverá guerra contra judeus, desde a destruição de Jerusalém no ano 70 d.c., até o fim das setenta semanas. A história registra, que os judeus, desde o ano 70 d.c., quando foram dispersos por todas as nações; têm passado por toda sorte de perseguição, humilhação, exterminios coletivos, expulsões em massa etc...
Desde que Israel, veio a existir como nação em 14 de maio de 1948; já naquele tempo teve que enfrentar a guerra da independência; e já em 1956, o Estado de Israel entre em conflito armado contra os árabes. Nos anos 1967, as nações árabes, declaram outra guerra contra o Estado de Israel; e mais uma em 1973 etc.
Acontecerá guerra contra o Estado de Israel até o fim das setenta semanas. Daqui para o ano 2030 d.c., haverá uma guerra de grande proporção contra a Rússia e os árabes, Irã, Turquia contra o Estado de Israel; e depois, haverá outra GRANDE GUERRA: A TERCEIRA GUERRA MUNDIAL = GUERRA NUCLEAR = HOLOCAUSTO NUCLEAR; onde o estopim será o Estado de Israel. A profecia de Daniel 9:26 "...Assolações estão determinadas". Observem logo o sentido da palavra "Assolações", que foi colocado no plural, tem sentido diversos, como: Ruína, desolação, destruição, aniquilamento em massa, perseguição. Estes fatos foram determinadas para os judeus; e foram colocados depois da destruição de Jerusalém e do templo judaico do ano 70 d.c.
8°] - ERA DA IGREJA CRISTÃ = 33 d.c. ATÉ 2030 d.c. A IGREJA CRISTÃ ESTÁ OCULTA EM DANIEL 9:26. INTERVALO PROFÉTICO DE TEMPO. PERÍODO DE 50 GERAÇÕES CRISTÃS X 40 ANOS = 2000 d.c. + 30 ANOS DE JESUS CRISTO = 2030 d.c. ( COR LARANJA).
Jesus Cristo começou seu ministério terreno, com trinta anos de vida; ( Lucas 3:23) iniciando a chamar os seus discípulos, depois do batismo de João Batista; ( Mateus 3:13-18) que seriam as futuras colunas da igreja cristã, que estava se iniciando naquele momento. A profecia de Daniel 9:26 "E depois das sessenta e duas semanas será tirado [ morto] o Messias, e não será mais..." O leitor leia Daniel 9:26, e observe: Você não consegue ver a igreja cristã; so o Messias, Jesus Cristo, porém a igreja cristã existe. Como também o leitor leia Daniel 9:27; e observe mais uma vez: Você não consegue ver o templo judaico, só a frase: "Fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares", mas o templo judaico existe.
Uma coisa interessante é notar, que a igreja cristã nasce dentro de Daniel 9:26, que é justamente o intervalo profetico, "DEPOIS", da profecia de Daniel 9:25 = 6 de ABRIL/Março de 33 d.c., e "Antes", de Daniel 9:27 = última semana = 7 anos. A igreja cristã é a única "força suprema", que separa Daniel 9:25 e Daniel 9:27; ela está no "Meio", e ao sair ( I Tessalonicenses 4:16-17) a igreja da terra, automaticamente se iniciará o cumprimento de Daniel 9:27 = 7 anos.
EXPLICANDO COM DETALHES: ERA DA IGREJA CRISTÃ.
O leitor leia atentamente os versículos bíblicos no Evangelho de Mateus, e observando as datas estabelecidas, assim:
De 33 d.c., até 70 d.c., a igreja cristã, a primeira geração cristã, testemunhou: Mateus 23:36-38.24:1-4,25. A dispersão dos judeus para todas as nações da terra, e todo sofrimento da dispersão do povo judeu. Daniel 9:26 C "E até ao fim haverá guerra; estão determinadas assolações"
Do ano 70 d.c. até ao ano 1920 d.c., a igreja cristã = 48 gerações cristãs x 40 anos = 1920 d.c., a igreja cristã, testemunhou: Mateus 24:5-14,23.
Do ano de 1920 d.c. + uma geração cristã = 40 anos = 1920 d.c. + 40 anos = 1960 d.c., a igreja cristã, testemunhou: Mateus 24:32-33. O retorno dos judeus a sua própria terra, na Palestina, em 1947-1948 d.c.
Do ano de 1960 d.c. + uma geração cristã de 40 anos = 1960 d.c. + 40 anos = 2000 d.c., a igreja cristã, a última geração da igreja cristã = 40 anos, "NÃO", testemunhou: Mateus 24:15,29. = A ascensão do Anticristo ao poder, nem a edificação do templo judaico em Jerusalém Oriental, no seu próprio lugar; a igreja cristã ainda não testemunhou. Dois fatos que ainda a igreja cristã não testemunhou, do ano de 1960 d.c. até 2030 d.c:
1°] - Primeiro, a ascensão do Anticristo ao poder na União Europeia.
2°] - Segundo, a edificação do templo judaico em Jerusalém Oriental, na cidade velha de Jerusalém.
"ORDEM MATEMÁTICA DA IGREJA CRISTÃ, QUE SÃO 50 GERAÇÕES CRISTÃS DE 40 ANOS CADA UMA" = (Ver Conograma = Cor Laranja)
Já que temos à "ORDEM MATEMÁTICA DA IGREJA CRISTÃ", Que são 50 gerações cristãs de 40 anos cada uma; vamos usar a matemática agora, para determinar a soma. Se a soma for exata com os fatos, estamos em terreno bem firme; pois a matemática não pode falhar, e muito menos a Escritura Sagrada. Jesus disse: "E a Escritura não pode falhar".( João 10:35).
Usando o poder da matemática: "ORDEM MATEMÁTICA DA IGREJA CRISTÃ", observem:
De 33 d.c. até ao ano 70 d.c. = uma geração da igreja cristã. Embora esta primeira geração cristã só teve o período de 37 anos, Jesus a considerou, como o período igual a de 40 anos exato. ( Mateus 23:36-38).
Do ano 70 d.c., até o ano de 1920 d.c., correram 48 gerações cristãs de 40 anos cada uma = 48 gerações cristãs x 40 anos = 1920 d.c.
Do ano de 1920 d.c. + uma geração cristã = 40 anos = 1920 d.c. + 40 anos = 1960 d.c.
Agora é preciso somar mais 30 anos, ( Lucas 3:23) que são os 30 anos de Jesus Cristo; nos anos de 1960 d.c. = 30 anos + 1960 d.c. = 1990 d.c.
Do ano de 1990 d.c. + uma geração cristã = 40 anos = 1990 d.c. + 40 anos = [ Mateus 24:34] a última geração da igreja cristã = 2030 d.c., quando se completam a última geração cristã; e se inicia a última semana profética de Daniel 9: 27 = 7 anos.
Posso falhar nos cálculos, por ser humano; mas, está bem claro o que ensino.
9°] - ANOS RESTANTES PARA A IGREJA CRISTÃ, PARA CONCLUIR A EVANGELIZAÇÃO MUNDIAL. JESUS VIRÁ, O ARREBATAMENTO. GUERRA DE GOGUE = EZEQUIEL 38-39. O INÍCIO DO TERCEIRO TEMPLO. O APARECIMENTO DO ANTICRISTO.
Vamos colocar em ordem os eventos, para o leitor ter um melhor esclarecimento:
A } - Anos restantes para a igreja cristã, para concluir a evangelização mundial.
B } - Jesus virá, o arrebatamento.
C } - Guerra de Gogue = EZEQUIEL 38-39.
D } - O início do Terceiro Templo Judaico.
E } - O Aparecimento do Anticristo.
_______________________________________
A } - Anos restantes para a igreja cristã, para concluir a evangelização mundial.
Observem de início o Conograma "Cor LARANJA", que vem do ano 33 d.c. até o ano de 2030 d.c.; e vejam que restam pouco tempo, para a igreja cristã, concluir a evangelização mundial; porque não podemos precisar o ano, mês, dia e hora; mas, vamos partir de um mês: Dezembro de 2030 d.c. Jesus disse: "E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, então virá o fim".( Mateus 24:14).
Meses restantes:
2024 = 78 meses.
2025 = 66 meses.
2026 = 54 meses.
2027 = 42 meses.
2028 = 30 meses.
2029 = 18 meses.
2030 = 12 meses + 6 meses até dezembro de 2030 = 0. Até = Dezembro de 2030. Agora, há uma carência de 3 anos. Tanto para mais, como para menos; em termos proféticos.
B } - JESUS VIRÁ, O ARREBATAMENTO.
O caminho da igreja cristã de 2024 a 2030 d.c. = Mateus 24:34. Na proporção que a igreja cristã for caminhando, vai testemunhando os fatos; e muitos se converterão a Cristo, por meio da pregação do Evangelho. Os países que aderem o verdadeiro cristianismo evangélico, como o Brasil, Estados Unidos, Suécia, Coréia do Sul, Canadá, Inglaterra, Finlândia, Irlanda, Dinamarca, Alemanha, Holanda, Islândia, Noruega, África do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Barbados, Haiti, Chile, El Salvdor, Guatemala e muitas outras; darão o maior impulso na pregação do Evangelho.
"Os cristãos evangélicos se multiplicarão, e encherão a face de todo o mundo; de tal modo, que em todas as nações, eles estarão presentes; até mesmo nos lugares mais remotos da terra". Ainda até o ano 2030 d.c., quando vier à Rússia e alguns países islâmicos contra o Estado de Israel, e a mesquita muçulmana, Domo da Rocha, for destruída, e os judeus ortodoxos começarem a edificar o templo judaico; surgirá no mundo, um movimento pentecostal ( Atos 2:17-18) sem precedente na história da igreja evangélica cristã. Jesus disse: "Não se turbe vosso coração, crede em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito: Vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver, estajais vós também".( João 14:1-3).
O ARREBATAMENTO DA IGREJA
O apóstolo Paulo, escreveu o seguinte: "Eis que vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, ( seremos mortos) mas todos seremos transformados. Num momento, num abrir e fechar de olhos, antes a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitrão incorruotiveis e nós seremos transformados"( I Corinthians 15:52-53). "Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor".( I Tessalonicenses 4:13-18). Com o arrebatamento, os Estados Unidos, será enfraquecido profundamente fisicamente; e os países, que aderem o verdadeiro cristianismo evangélico como "Brasil, Suécia, Finlândia, Irlanda, Dinamarca, Alemanha, Islândia, Holanda, Noruega, Suíça, Coréia do Sul, Inglaterra, Canadá, Africa do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Barbados, Haiti, Chile, El Salvador, Guatemala e muitas outras; ficarão nas mesmas condições dos Estados Unidos"; porque o arrebatamento da igreja de Cristo, significa: Tirar das nações, todos os crentes salvos em Jesus Cristo!
C } - GUERRA DE GOGUE = EZEQUIEL 38-39.
Agora, nós vamos analizar, uma profecia de Jesus Cristo, que diz: "Em verdade vos digo, que não passará esta geração, sem que todas estas coisas aconteçam".( Mateus 24:34). O leito deve lembrar-se que tudo isto está acontecendo dentro do intervalo profetico de Daniel 9:26; e já deve ter observado, que até agora, nada falamos sobre a profecia de Daniel 9:24 e Daniel 9: 27; porque todas duas profecias se encontram no futuro próximo. A frase de Jesus, diz: "...Até que tudo aconteça", nos leva a pensar na profecia de Lucas 21:22: "...para que se cumpram todas as coisas que estão escritas". Observando cuidadosamente as duas profecias, elas nos levam a pensar que a igreja cristã, não só testemunharia as assolações; perseguições, dispersação do povo judeu; como também seu retorno a sua Pátria antiga, suas restaurações físicas, econômicas, financeira. A igreja cristã vai testemunhar a guerra de Gogue, antes de ser arrebatada.
D } - O INÍCIO DO TERCEIRO TEMPLO JUDAICO.
Observem o seguinte: "Ele fará firme aliança com muitos por uma semana; na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares".( Daniel 27). A profecia diz: "Fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares". Quando Jesus morreu na cruz, a Bíblia diz: "E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo"; mas, o culto no templo judaico continuava. O que parou o culto, os sacrifícios, foi a destruição de Jerusalém e do templo no ano 70 d.c.
Pertence aos judeus o culto, isto é, os sacrifícios à Deus, todos os rituais e cerimônias moisacas. É justamente o que falta hoje em Israel, o culto. Isto encaixa precisamente com a situação histórica e o dilema do judeu de hoje em dia. No meio de toda a grande atividade judaica atual na terra da Palestina, ainda resta um problema que o afligi, apesar do progresso material e cultural. Mesmo em meio a guerra atual com o Hamas em Gaza, os membros do instituto do terceiro templo, continuam com sua campanha mundial pela reconstrução do Beit HaMikdash ( Templo Sagrado), também chamado de terceiro templo.
Ele recebe esse nome porque o original, edificado por Salomão, terminado em cerca de 950 a.c.; foi destruído na invasão babilônica em 586 d.c., sendo substituído pelo templo construído pelo governo de Herodes, que estava em pé nos dias de Jesus, e foi demolido no ano 70 d.c., pelo exército romano.
O projeto arquitetónico atual já existe e mescla a revelação dos textos Sagrados com a tecnologia moderna. O novo templo será totalmente informatizado, contando com estacionamento subterrâneo, controle de temperatura, elevadores, docas para transportes públicos. Muitos artefatos e vasos do terceiro templo já estão sendo preparados para os sacrifícios sangrentos dos animais que ocorrerão naquele templo.
(O RITUAL)
Embora ainda não haja uma data definidas, os rituais de sacrifício das novilhas vermelhas podem estar mais próximos do que imaginamos. A profecia judaica das novilhas vermelhas; para a tradição escatológica judaica, o sacrifício de uma novilha vermelha é necessario para o ritual de purificação, que permitirá aos judeus construírem seu terceiro templo em Jerusalém.
[ A NOVILHA VERMELHA ]
UM GRANDE PROBLEMA: O DOMO DA ROCHA.
Três coisas que deviam acontecer com Israel:
1°} - Primeiro, a nação judaica teria de retornar. Isto aconteceu em 14 de maio de 1948. (Os judeus passaram fora da sua terra prometida oficialmente 1878 anos = 70 d.c. + 1878 anos = 1948).
2°} - Segundo, os judeus teriam de voltar outra vez para toda a cidade de Jerusalém. E isto aconteceu, em 7 de junho de 1967, ( Jerusalém passou fora de seus verdadeiros donos na era cristã, um período de 1897 anos = 70 d.c. + 1897 anos = 1967. Lucas 21:24 B ).
3°} - Terceiro, teriam de reedificar seu antigo lugar de culto, o templo: Falta acontecer. Mas existe um impecilho: O Domo da Rocha.
O pensamento judaico, com respeito o lugar do templo, diz: "Quem sabe, talvez, haja um terremoto". Na verdadeiro, este pensamento Judaico, não é certo. Se os judeus esperam isto acontecer, em vão se espera. Outro pensamento judaico, com respeito ao lugar do templo, para edificar o templo: "E, quem sabe, uma guerra civil". O ex-prefeito de Jerusalém, Teddy Kollek tinha este pensamento, com respeito de destruir o Domo da Rocha; e os judeus edificarem o seu tão sonhado templo. Mas isto também não vai acontecer. Se isto acontecesse, os muçulmanos voltariam a reedificar a mesquita Domo da Rocha. O que vai acontecer é um fato de grande proporção, com a GUERRA DA RÚSSIA{ Ezequiel 38-39} e o islamismo contra o Estado de Israel. Só por isto, não permitirá mais o islamismo ter nenhuma supremacia sobre o lugar do templo: O Monte Santo.
E} - O APARECIMENTO DO ANTICRISTO
Observem: "E ele firmará um concerto com muitos { Judeus } por uma semana: e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares..."( Daniel 9: 27 A).
(Vejam o gráfico amarelo)
Observem, que esta Escritura fica exatamente na primeira metade da semana de Daniel 9:27 B, a igreja cristã, não está presente; porque o anticristo está no auge do poder. No Sermão profético de Mateus e Marcos, Jesus diz ao seus discípulos: "Quando pois virdes que a abominação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, atenta". ( Mateus 24:15). Primeiro, a igreja nunca em tempo nenhum, testemunhou este fato, e ainda é futura. Observem a palavra: Atento; que vem do verbo: Atentar, que significa: Tentar, olhar, observar...Com este fato, Jesus colocou a manifestação do Anticristo, ainda com a igreja cristã na terra; porém, sem o anticristo está com o poder absoluto.
O apóstolo Paulo, escrevendo a segunda carta aos Tessalonicenses, acerca da vinda de Cristo e a manifestação do Anticristo, diz: "Ora, irmãos, rogamo-nos, pela vinda de nosso Sanhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele".( II Tessalonicenses 2:1). Ora, Paulo disse isto, entre os anos 52 d.c., para explicar a escatologia, { as últimos coisas testemunhadas pela igreja} enviando a primeira carta. Os crentes Tessalonicenses, ao receber a primeira carta, baseadas nas afirmações ( I Tessalonicenses 4:13-18), ficaram esperando a vinda de Jesus Cristo para aquele tempo. Então, foi preciso apóstolo Paulo escrever a II Carta, explicando que a vinda de Jesus Cristo, não se daria ANTES, que acontecesse duas coisas:
1°} - Primeiro, "Ninguém de maneira alguma vos engane, porque não será assim sem que antes venha a apostasia.."
2°} - Segundo, "E se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição"( II Tessalonicenses 2:1-3). O Apóstolo Paulo, com esta afirmação, colocou a manifestação do homem do pecado, o anticristo, juntamente na carreira que a igreja cristã ia. Mas, adiante, a maior prova de que o anticristo, líder ditatorial da Europa Ocidental Unificado = União Européia, está aqui: "De sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus"( II Tessalonicenses 2:4).
PLANTA DO TERCEIRO TEMPLO
10°} - DANIEL 9:27 A = 3 ANOS E 6 MESES. O TEMPLO JUDAICO JÁ ESTÁ CONSTRUIDO. INÍCIO DA PERSEGUIÇÃO.
Precisamos estudar por etapas:
A } - " O TEMPLO JUDAICO JÁ ESTÁ CONSTRUÍDODO, EM 3 ANOS E 6 MESES".
B } - "INÍCIO DA PERSEGUIÇÃO".
/////////////////////////////////////////////
A } - "O TEMPLO JUDAICO JÁ ESTÁ CONSTRUÍDO, EM 3 ANOS E 6 MESES".
Observem: Segundo à "ORDEM CRONOLÓGICA" de Daniel 9:25-27, às Setenta Semanas, estes anos devem cai entre os anos 2030 d.c. à 2033 anos e 6 meses. " A ORDEM CRONOLÓGICA"
Nosso primeiro passo é achar a ordem cronológica da profecia, é achar, determinar no "tempo" aonde a última semana, sete anos, cairá com precisão. A profecia diz: "Ele fará firme aliança com muitos por uma semana, na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares..."( Daniel 9:27 A).
Vemos que a pessoa aqui, ( O Anticristo ) faz um pacto por uma semana = 7 anos, na metade da semana = 7 anos/2 = 3 anos e seis meses. A semana foi didivida na metade, que são duas metades iguais de 3 anos e seis meses, ou duas metades de 42 meses, e ainda 1260 dias iguais.
Agora, queremos achar na cronologia bíblica de Daniel 9:25-27, e verificar aonde no "TEMPO" elas irão cair com muita precisão.
Vamos revisar a cronologia bíblica desde o início: "Sabe e entende: Desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém"( Daniel 9:25) = 05 de Março de 445 a.c. = (Neemias 2:1-8 ), até o Príncipe, o Messias" ( Daniel 9:25 B) = 15 de ABRIL de 33 d.c. = 69 semanas, terminadas em Lucas 19:28-42, com a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém + Daniel 9:26 = "ERA DA IGREJA CRISTÃ" OU "INTERVALO PROFÉTICO" OU "LACUNA PROFÉTICA". Ver gráfico amarelo: COR LARANJA.
De 33 d.c., até ao ano 70 d.c. = uma geração da igreja cristã. Embora esta primeira geração cristã só teve o período de 37 anos, Jesus a considerou, como o período igual a de 40 anos exato = Mateus 23:36-38.Do ano 70 d.c., até o ano de 1920 d.c., correram 48 gerações cristãs de 40 anos cada uma = 48 gerações cristãs x 40 anos = 1920 d.c.
Do ano de 1920 d.c. + uma geração cristã = 40 anos = 1920 d.c. + 40 anos = 1960 d.c.
Agora é preciso somar mais 30 anos, que são os 30 anos de Jesus Cristo; nos anos de 1960 d.c. = 30 anos + 1960 d.c. = 1990 d.c.
Do ano de 1990 d.c. + uma geração cristã = 40 anos = 1990 d.c. + 40 anos = a última geração da igreja cristã = 2030 d.c., quando se completam a última geração cristã; e se inicia a última semana profética de Daniel 9:27 = 7 anos.
Agora observem: Do ano 2030 d.c. + 3 anos e seis meses = Daniel 9:27 A; como não posso estabelecer o mês, colocaremos o último mês de 2030 d.c., que será dezembro. Então fica assim: Dezembro de 2030 d.c. + 3 anos e seis meses = 2033 do mês de junho = ( Dezembro + seis meses = mês de Junho).
Esta última semana de Daniel 9:27, também fornece o enquadramento cronológico exato para os grandes acontecimentos narrados nos capítulos 6 à 19 do livro do Apocalipse. A profecia diz: "E ele firmará um concerto com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isto até à DESTRUIÇÃO; e o que está determinado será derramado sobre o assolador"( Daniel 9:27 A + B). Observem cuidadosamente isto: É um fato inédito para todos que pidem ler, mostrado por mim, ( ISAÍAS 46:10-11) que os únicos dados cronológico destes capítulos do Apocalipse, estão em todos os casos baseados sobre uma única medida de "TEMPO"; que é apresentado variavelmente como "Tempos { = 2 anos } Tempo { = 1 ano }, e metade dum tempo" { seis meses } = (Daniel 7:25.12:7. Apocalipse 12:14) = 3 anos e seis meses, e "Quarenta e dois meses" ( Apocalipse 11:2.13:5 ) e mil e duzentos e sessenta dias".( Apocalipse 11:3.12:6). Observem: Seguindo o sentido das palavras, conforme o bom senso evidente que temos no livro de Daniel e Apocalipse, uma só medida de tempo, isto é: Exatamente, três e meio anos x 2 = 7 anos = uma semana = Daniel 9:27 A + B.
B } - "INÍCIO DA PERSEGUIÇÃO"
Observem: Podemos encontrar as duas metades de Daniel 9:27, no livro do Apocalipse? Sim. Há uma pergunta: Desde que a cronologia no Apocalipse sempre é apresentada em termos de metade de sete anos, os eventos do livro do Apocalipse estão somente de uma metade da septuagésima semana, ou pode-se identificar as duas metades?
Eu creio que se pode licalizar todas as duas metades da septuagésima semana de anos no livro do Apocalipse; e que, a passagem chave é Apocalipse 11:2-3 que diz: "Mas deixa de parte o átrio exterior do santuário, e não meças, porque foi ele dado aos gentios; estes por quarenta e dois meses calçarão aos pés a cidade santa. Darei as minhas duas testemunhas que profetizem por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de pano de saco".
Observem: Desde que os "Quarenta e dois meses" do versículo 2 de Apocalipse 11, se constituem um período de 3 anos e meio, em que os poderes gentios hão "De pisar dos pés"( Daniel 7:7,19,23 ) a cidade santa; esta é a última metade = ( Do mês de junho de 2033 d.c. + 3 anos e seis meses = Dezembro de 2036 d.c. ) da metade de Daniel 9:27 B; porque é no meio da semana de Daniel 9:27 A, que o príncipe romano da Europa Ocidental Unificado = União Européia, faz "Cessar o sacrifício e a oferta de manjares", judaica e se torna seu perseguidor. É igualmente evidente, que os "Mil duzentos e sessenta dias" do versículo 3 de Apocalipse 11, devem se referir-se a primeira metade da semana de Daniel 9:27 A = ( De dezembro de 2030 d.c. + 3 anos e seis meses = Junho de 2033 d.c. ); porque as duas testemunhas apresentam seu testemunho durante este período, e não podem ser mortas até a besta, ( o anticristo, o homem do pecado, o filho da perdição ) atingir o apogeu do poder ditatorial quando, "Foi-lhe dado que pelejasse contra os santos { os judeus } e os vencesse..." ( Apocalipse 11:7.13:7 ).
Assim, temos claramente toda a septuagésima semana de Daniel 9:27 A, a primeira metade com o período do poder ditatorial ascendente do príncipe romano e o testemunho das duas testemunhas; ( Dezembro de 2030 d.c. até junho de 2033 d.c. ); enquanto a segunda metade é o período, { Junho de 2033 d.c. até Dezembro de 2036 d.c. } do domínio absoluto da besta { o anticristo, o homem do pecado, o filho da perdição } e a sua perseguição terrível e sem presendente contra os judeus e contra toda religião e seitas na face da terra = ( II Tessalonicenses 2:3-4, que diz: "Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição; o qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus".
11} - GRANDE TRIBULAÇÃO: 3° GUERRA MUNDIAL = GUERRA NUCLEAR = HOLOCAUSTO NUCLEAR. DANIEL 9:27 B, 3 ANOS E SEIS MESES RESTANTES. DESTRUIÇÃO DETERMINADA.
ESTUDANDO A PROFECIA DE DANIEL 9:27 A, O MONOTEÍSTA JUDEU
A profecia diz: "Ele fará firme aliança com mutos por uma semana..."Daniel 9:27. Sabemos que este "Ele" aqui é o anticristo, que surgirá do Império romano estabelecido, ou seja, a União Européia; que foi oficializada em 25 de Março de 1957; e vai até o fim das setenta semanas; sabemos também que, esta primeira metade da semana se encontra no tempi de dezembro de 2030 à junho de 2033 d.c., onde temos o cumprimento de Apocalipse 11:3-4.
Observem cuidadosamente o seguinte: "Ele fará firme aliança com muitos", e não com todo o povo de Israel. Sua aliança com os judeus será baseada inteiramente na conveniência política. O Anticristo como certos regentes de hoje, manterá sua aliança enquanto houver vantagem para ele.
E, como romperá com os judeus no meio da septuagésima semana, também romperá com a igreja apostata, denominada "As sete cabeças que são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada".( Apocalipse 17:1-7,9). Assim como o judeu pagará caro pela aliança com o anticristo, assim também a mulher { a mulher aqui é a cidade de Roma} pagará caro por seu passeio. ( Apocalipse 17:16).
Mas, existe outra razão para a mudança de atitude do príncipe romano para com os judeus. Em II Tessalonicenses 2:4 diz: "O qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus, ou objeto de culto..." e em Apocalipse 13:4 diz: "Também adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem pode pelejar contra ela".
Se descobre aqui neste versículos que a besta, com o alto poder que lhe é entregue, se assentará no templo de Deus em Jerusalém, e exigirá as honras e a adoração devidas ao próprio Deus eterno.
Ora, os judeus ortodoxos e ultra-ortodoxos conhecedor do Toráh, e do que está escrito nele: "Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor".( Deuteronômio 6:4). Os judeus não aceitarão dobrar-se, nem adorar este homem; para o estrito judeu monoteísta, isto certamente será "A abominação". Muitos judeus ortodoxos recusarão dobrar os joelhos, apesar de que esta adoração idólatra vai se tornar quase universal.
Devemos notar que, conforme a linguagem exata de Daniel 9:27 A, a aliança da besta será feita com "Muitos" da nação judaica, deixando a clara implicação que, "alguns judeus" não entrarão num acordo desde o princípio.
Esta recusa da parte de judeus piedosos, fornecerá à besta romano o pretexto para romper sua aliança e fazer parar o sacrifício no templo judaico em Jerusalém. Além disto, os dois judeus procedentes de Israel, { Apocalipse 11:3-11} anunciarão ao mundo, e vão aterrorizar o mundo sobre o terror da Terceira Guerra Mundial = Guerra Nuclear = Holocausto Nuclear.
ESTUDANDO DANIEL 9:27 B; A DESTRUIÇÃO DETERMINADA E NO MESMO TEMPO.
"Na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; sobre a asa das abominações virá o assolador, até que a DESTRUIÇÃO, que está determinada, se derrame sobre o assolador".( Daniel 9:27 B).
Observem logo de início, que a "DESTRUIÇÃO", é colocada dentro da última metade da septuagésima semana de Daniel 9:27 B, e segundo as profecias de Apocalipse 17:12.18:1-24, que se refere a queda de Babilônia e a destruição da cidade de Roma, foram colocadas dentro da "Numa hora" = {Apocalipse 17:12.18:10,16,19 }, e que esta hora ( como já expliquei ) terminará exatamente no ano de 2036 d.c.
Em suma, toda destruição determinada se dará nesta última metade de Daniel 9:27 B = três anos e seis meses { 3 anos e 6 meses } = até 2036 d.c. ( Apocalipse 13:5. 11:1-2. 12:6-14. Daniel 12:7,12. Apocalipse 17:12-18. 18:1-24.)
É precisamente neste tempo, que se iniciará a época mais crucial d humanidade de modo geral. Desde que este período começa no meio da última e dura "Até a destruição"; é evidentemente continuará por três anos e seis meses. Isto é exatamente o tempo mencionado em Daniel 7:25, durante o qual o príncipe romano "Destruirá os santos { os judeus } do Altíssimo"; a mesma medida de tempo é dada em Apocalipse 13:5-7, quando a besta romana "Fará guerra contra os santos { os judeus }....e os vencerá". O mesmo tempo mencionado em Apocalipse 11:1-2, durante o qual a cidade de Jerusalém ( Zacarias 14:-3, 12-6. Joel 3:11-12. Apocalipse 16:12-14. Zacarias 12:1-4) será pisada pelos gentios; o mesmo tempo é mencionado em Apocalipse 12:6-14, durante o qual a "Mulher"( Israel ) receberá proteção especial de Deus. Assim, toda a profecia divina se harmoniza perfeitamente: O mesmo perseguidor, o mesmo tipo de perseguição, a mesma nação perseguida, e exatamente o mesmo período de tempo. E deste modo, que a profecia de Daniel expõe sobre o tempo do fim. Este é o tempo da angústia de Jacó ( Jeremias 30:7 ); tão amplamente discutido pelos profetas do Antigo Testamento. Como predição divinamente inspirada, já era velha nos dias de Daniel; a contribuição de Daniel para a profecia foi providenciar a cronologia do período de perseguição.
11} - GRANDE TRIBULAÇÃO: 3°} Guerra Mundial = Guerra Nuclear = Holocausto Nuclear. Daniel 9:27 B = Restantes dos 3 anos e 6 meses. DESTRUIÇÃO DETERMINADA.
Observem cuidadosamente como diz a profecia: "E ele firmará um concerto com muitos por uma semana = ( 7 anos ); e na metade da semana = ( 3 anos e 6 meses Restantes ) fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isto até à "DESTRUIÇÃO" { Em outro texto diz: Consumação }; e o que está determinado será derramado sobre o assolador".( Daniel 9:27 B).
Observem: Não irei explicar todo texto Sagrado, só quero me deter na guerra. [ Convido você ler meu blog: A ORIGEM DA BOMBA ATÔMICA.https://topicosprofeticos.blogspot.com/2017/10/a-origem-da-bomba-atomica-ii-pedro-310.html?m=1].
Eis aí está, a profecia diante de nós. Em primeiro lugar, quero dizer ao leitor, que a Bíblia que usarei daqui por diante, é a versão de João Ferreira de Almeida: Revista e atualizada. Outro pondo de suma importância daqui por diante é o seguinte: O fato a ser mostrado agora por mim, [ Isaías 46:10-11] tem como bases principais três fontes:
1°} - A palavra de Deus, confiável, fidedigna de toda aceitação: "Vede entre as nações, olhai, maravilhai-vos, e desvanecei, porque realizo em vossos dias obra tal que vós não crereis, quando vos for contada".( Habacuque 1:5).
2°} - As armas mais letais { letal significa: Que produz morte} de nosso tempo: "...no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há se queimarão. Havendo pois de perecer todas estas coisas, que pesoas vos convem ser em santo trato, e Piedade...em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?.( II Pedro 3:10-12).
3°} - O que dizem os cientistas mundiais, com respeito a 3°} GUERRA MUNDIAL = GUERRA NUCLEAR = HOLOCAUSTO NUCLEAR, e o poder da arma atômica!
12°} - Fim do domínio gentílico sobre a cidade de Jerusalém. (Lucas 21:24 B) = {Cor Azul}
TEMPOS DOS GENTIOS SOBRE JERUSALÉM, E O TEMPO DO FIM!
As profecias de Jesus Cristo, são tão maravilhosas nos seus seguimentos; pois suas palavras são infalíveis, até ao ponto de passar o céu e a terra ( Lucas 21:33) do que as palavras não ter cumprimentado.
Observem: As profecias biblicas, não são vagas e desconexas, o que sempre é a verdade no caso de certas supostas profecias extra-bíblicas, como as profecias de Mãe Shipton, Nostradamus, e outras da mesma categoria. As profecias bíblicas antes, tratam de lugares, pessoas e acontecimentos especificos, e seu cumprimento específico pode ser facilmente avenriguado pela referência à história subsequente. Talves o mais significativo desses "SINAIS DOS TEMPOS" seja a restauração física de Israel entre as demais nações. Essa admirável restauração, com grande número de detalhes preditos, foi prometido na Bíblia, com o acontecimentos que deveria acorrer nos últimos dias da nossa era.{ Isaías 11:10-12. Jeremias 23:34-38,30:3-11}.
Outros importantes potentes proféticos dos últimos dias, após a tomada de Jerusalém pelos judeus, em 07-junho de 1967: Rápido crescimento da ciência, das comunicações e das viagens espaciais, ( Daniel 12:4) deteriorizaçao moral e espiritual generalizada; { II Tim 3:1-7,12-13} Apostasia doutrinária de líderes religiosos, { I Tim 4:1-3. II Pedro 2:1-2 } Anti-sobrenaturalismo entre líderes intelectuais; { II Pedro 3:3-6. II Tim 3:5 } Conflito entre as classes capitalistas e trabalhadores; { Tiago 5:1-8 } Preparativos para o governo mundial e religião mundial; { Apocalipse 13:7-8} Irrompimentos intermitentes de guerras, guarrilhas, sedições, epidemias, fome de âmbito mundial; { Lucas 21:10-11} Multiplicações de violências, crimes de sangue, aumento de cadaias, penitenciárias. { EZEQUIEL 7:23-26}.
Entretanto, existe uma outra profecia à cerca dos últimos tempos, que o Evangelho será pregado como testemunho a todas as nações antes da chegada do fim da "ERA DA GRAÇA".( Atos 1:8-11); a Bíblia tem sido traduzido, pelos menos em parte, para mais de 1.120 idiomas, até o ano de 1990. Certo número de juntas missionárias se concentram particularmente para atingir as tribos e as áreas que até o presente ainda não foram evangelizadas. Outra coisa também, que nós vemos constatemente nas profecias bíblicas, é a ação da matemática que a envolve. É impressionante notar este ponto fundamental tão maravilhoso na profecia bíblica, que a matemática, nunca está longe dela; mas, sempre perto; a qual chamamos de BIBLIOMÁTICA.
Jesus disse: "E Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem".( Lucas 21:24 B).
(Ver gráfico amarelo: Cor azul = 3°} tópico)
13} - MILÊNIO = 1.000 ANOS DE PAZ. DANIEL 9:24.
O REINO DE PAZ.
Observem: A profecia de Daniel diz: "Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, { os judeus } e sobre a tua santa cidade { Jerusalém }, para extinguir a transgressão, e dar fim aos pecados, e para expiar a iniquidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e profecia, e ungir o Santo dos santos".( Daniel 9:24).
A profecia inteira trata do "Povo de Daniel", e de sua santa cidade, isto é, a nação de Israel e a cidade de Jerusalém. Observem, que a profecia iniciou-se no versículo 25 de Daniel 9, onde diz: "Sabe e entende: Desde a saída d ordem", deixando para o futuro o versículo 24, isto é, foi colocado os acontecimentos do versículo 24, para o fim, além das setenta semanas.
Não irei esquadrinhar o versículo 24, pois eu precisaria de pelo menos mais dez páginas para explicar-lhes. Onde na história do povo judeu, desde Jesus Cristo, no ano 33 d.c., se encontraram os cumprimentos dos acontecimentos do versículo 24, na vida do povo judeu? Por exemplo: Selar a visão e a profecia? A palavra "Selar" significa: Por fim. Onde se encontra o fim da visão e da profecia? Mas, foi a partir do ano 33 d.c., que surgiu as maiores visões e profecias do Novo Testamento. Outro exemplo: "Ungir o Santo dos santos". A palavra "Ungir" significa: Conferi poder ou dignidade e purificar, investir em autoridade ou dignidade. Ora, esta profecia se refere ao monte santo. Onde na história, os judeus ungiram o monte do templo para edificar 3°} templo judaico, depois do ano 70 d.c.? Antes do ano 2030 d.c., os judeus terão de volta o monte santo, para construir o 3°} templo judaico; mas, será profanado mais uma vez, pelo anticristo = ( II Tessalonicenses 2:3-4). Fica claro que o versículo de Daniel 9:24 da profecia das Setenta Semanas, se cumprirá no fim das "SETENTA SEMANAS", proféticas de Daniel 9:25-27. = 1.000 anos de paz.
É justamente o que diz o sonho de Nabucodonosor da estátua "Quando estavas olhando, uma pedra ( Cristo ) foi cortada sem auxílios de mãos, feriu a estátua nos pés de ferro e de barro, { União Européia } o bronze, { o Império grego } a prata, { o Império medo-persa } e o ouro, { o Império babilônico } os quais se fizeram como a palha das eiras do estio, ( Isto significa que, todos os sistemas políticos apresentados pelo homem até hoje desaparecerão ) e o vento os levou, e deles não se viram mais vestígios. Mas, a pedra, ( Cristo ) que feriu a estátua se tornou em grande montanha que encheu toda a terra".( Daniel 2:34-35). É aqui que se dará um reino de paz, e Cristo e os judeus juntamente reinarão com ele mil anos "Mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos".( Apocalipse 20:6).
O REINO MESSIÂNICO: MIL ANOS DE PAZ
"Ele julgará entre os povos, e corrigirá muitas nações; estes converterão as suas espadas em relhas de arados, e suas lanças em podadeiras: Uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra. Vinde, ó casa de Jacó, e andemos na luz do Senhor".( Isaías 2:1-5). O profeta judeu Daniel, depois de revelar o sonho do rei Nabucodonosor, { Daniel 2:1-35 } transmite a sua interpretação, detalhando todos os impérios mundiais, começando pir Nabucodonosor como cabeça de ouro ( Daniel 2:38) e terminando no Império romano revivido = União Européia ( Daniel 2:40-43), quando acrescenta as frases "Mas, nos dias destes reis, o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruido; este reino não passará a outro povo: Esmiuçará e consumirá todos estes reinos. Mas, ele mesmo, subsistirá para sempre; como viste que do monte foi cortada uma pedra, sem auxílios de mão, e ela esmiuçou ( Jesus disse dele mesmo: "Todo o que cair sobre esta pedra ficará em pedaços; os judeus foram despedaçados desde 70 d.c., até 2030 d.c.; com muito sofrimento, dor e guerras, e aquele sobre quem ela cair ficará reduzida a pó = Mateus 21:44) o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro. O grande Deus fez saber ao rei o que ha de ser futuramente. Certo é o sonho, e fiel a sua interpretação".( Daniel 2:44-45).
No milênio, os judeus serão os homens mais respeitados do mundo, como diz a Bíblia: "Assim diz o Senhor dos Exércitos: Naquele dia sucederá que pegarão dez homens, de todas as linguas das nações, pegarão, sim, na orla da veste de um judeu, e lhe dirão: Iremos convosco, porque temos ouvidos que Deus está convosco".( Zacarias 8:23). Os judeus serão a cabeça federativa do governo. Cristo reinará e a glória do Senhor encherá a terra. A sede do governo milenal será a Palestina, e Jerusalém será a capital do mundo. O domínio de Cristo será universal. ( Is 2:2-4.4:2-3.Joel 3:17-20. Miquéias 4:2. Ezequiel 34:22-24.37:24-27. Jeremias 30:9. Oséias 3:5).
Deus escolherá a Palestina como centro do governo, porque é a terra da promessa. { Genesis 12:1-3.13:14-17.17:1-11}. Os males que assolam a humanidade hoje, serão banidas da terra, tais como enfermidade, crueldade dos homens e animais. { ISAÍAS 11:6-9.35:5,6}. A terra será de uma fertilidade nunca vista, um jardim bem regado.( Isaías 35:1-2. Jeremias 31:12. Zacarias 8:11-14,15). Os homens voltarão a antiga longevidade; terão seus dias como as árvores. ( Isaías 65:17-25). Haverá nascimento em durante o milênio será em toda a sua plenitude, { Isaías 11:9 } e os judeus serão os homens mais sábios da terra.
A SABEDORIA JUDAICA
De uma nota, da revista: Notícias de Israel, julho de 1993 diz: "Conforme o censo de 1979, o número de judeus na União Soviética, teria baixado para 1.811.000, pelas estatísticas publicadas na década de 1960; conclui-se que os judeus representavam oficialmente menos de 1% da população total da Rússia; mas, forneciam 10,8% dos cientistas, 15% dos membros d academia de ciências, 14,7% dos médicos e aproximadamente 10% dos escritores". A Bíblia diz: "Guardai-vos, pois, e fazei-os, porque esta será vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos das nações, que ouvirão todos estes estatutos, e dirão: Este grande povo { os judeus } só é gente sábia e entendida"( Deuteronômio 4:6). Os norte-americanos são super-poderosos por causa do apoio aos protestantes evangélicos, e por "CAUSA", da sabedoria judaica que estão nos seus maiores núcleos. Mas, tirem os judeus e a sua sabedoria e vejam o que acontece aos Estados Unidos!?
Os judeus serão tão importante naquela época, que miutos gentios desejarão ter o nome deles comi tutela espiritual.(Isaías 4:1. Zacarias 8:23). Os embaixadores de todas as nações irão a Israel, a fim de tributar-lhe glória ao Senhor que existirá em Jerusalém.( Isaías 2:3). No milênio, Israel estará de posse de todo o seu território prometido por Deus à Abraão, que nunca chegou a ser conquistdo.( Ezequiel 40-48). No reino messiânico, as nações perderão a noção bélica, a estrategica da guerra: Serão um povo Pacífico, a desfrutar de grande bênção já prometidas. O profeta judeu Daniel conclu: " O reino e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu, serão dados ao povo dos santos { os judeus } do Altíssimo; o seu reino sera reino eterno, e todos os domínios o servirão e lhe obedecerão".( Daniel 7:27).
Pb. LUDEMAR MUNIZ PESSOA
Deixe seu comentário